Alinhada com o futuro, Tecfil reforça estratégia empresarial com práticas ESG

Empresa vem ampliando as boas práticas ambientais, sociais e de governança em sua estratégia

4 minutos de leitura

O ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, vem se popularizando nos últimos anos e já norteia as decisões de um consumidor cada vez mais resistente a produtos e serviços que desrespeitam as pessoas e o meio ambiente. Alinhada a este movimento da sociedade, a Tecfil – maior fabricante em filtros automotivos da América Latina – é uma das empresas da cadeia automotiva que desenvolve um programa de ações voltadas às boas práticas ambientais, sociais e de governança em sua estratégia, para tornar suas operações cada vez mais sustentáveis e com impacto socioambiental positivo. Nesse sentido, vem promovendo ações de conscientização sobre a importância de cuidar dos resíduos, preservar os recursos naturais, combater o desperdício e incentivar o consumo consciente.

As práticas ESG não se restringem apenas à alta direção do negócio da empresa. É um comportamento esperado de todos os nossos colaboradores, fornecedores, clientes, prestadores de serviços e parceiros, incluindo as relações com a comunidade e o governo. Tudo tem de ser bastante ético, transparente e íntegro.
 


Há um forte movimento a favor de produtos e serviços que sejam resultados de ações ambientais e sociais das organizações, o que torna o ESG fundamental na estratégia de empresas que desejam se manter competitivas. Esses três pilares geram valor para a empresa, pois melhoram sua imagem, aumentam sua credibilidade e estão alinhados às expectativas da sociedade e do mercado.

Entre os exemplos práticos já empregados pela Tecfil, destacam-se a certificação dos Sistemas de Gestão: Qualidade (ISO9001), Qualidade Automotiva (IATF6949), Ambiental (ISO14001) e de Segurança e Saúde no Trabalho (ISO45001); a adoção de controles do consumo de energia e água, ações de incentivo ao uso eficiente de recursos hídricos e de energia elétrica, de materiais e de geração de resíduos; a implantação de políticas que assegurem os direitos humanos e promovam um ambiente de trabalho adequado, além do compliance, com relações de trabalho mais transparentes e também, extensivas aos fornecedores.

Outra preocupação da Tecfil é a fabricação de produtos de qualidade, com a menor utilização possível de recursos naturais, a partir de ações voltadas à eliminação de desperdícios, conscientização e modernização dos processos, visando a preservação do meio ambiente. Nos últimos três anos, a empresa economizou 3,6 GWh, o equivalente ao consumo de 1.200 famílias, composta por quatro pessoas, por um ano. Além disso, possui uma estação de tratamento de efluentes industriais, uma central para armazenamento temporário de resíduos, uma central de GLP, que reduz a demanda no consumo de energia elétrica nos processos de manufatura, e uma cisterna para captação e armazenamento de água de chuva.

A responsabilidade social é outro ponto forte de atuação da Tecfil. Além de apoiar creches localizadas perto de sua fábrica e realizar diversas doações, a empresa mantém parceria com uma escola estadual, na qual estruturou uma sala para estudos e financia um curso técnico profissionalizante para jovens de 16 a 17 anos, com a possibilidade de contratação. A Tecfil possui também um programa de visitas para escolas, com o objetivo de orientar os alunos, profissionalmente, e promove um programa interno de inclusão digital, com treinamentos gratuitos de informática para os colaboradores.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Ainda sem alcançar os volumes de 2021, vendas totais de pneus crescem 4,1% em maio

Próximo

NGK alerta para manutenção do carro com a chegada do inverno