Autos elétricos fecham setembro com novo recorde de vendas, híbridos crescem 77,52% no acumulado.

8 minutos de leitura

Por: Marcelo Cavalcante

AUTOS E LEVES ELÉTRICOS

O segmento de autos e leves elétricos fechou o mês de setembro com 1.822 veículos vendidos, sendo um novo recorde de vendas mensais. Esse volume representa um crescimento de 57,07% em relação ao mês de agosto.

No acumulado do ano o setor já vendeu 7.702 veículos elétricos, anotando um crescimento em relação ao ano anterior de 24,17%, nesse ritmo e com a chegada dos novos modelos nossa projeção de 11.879 será facilmente superada, podendo fechar o ano com vendas acima das 13 mil unidades.

RANKING DE MODELOS ELÉTRICOS

O BYD/Dolphin fechou o mês de setembro com recorde de vendas mensais para um modelo elétrico, foram vendidos 1.036 unidades, no acumulado do ano o modelo já vendeu 1.504 veículos sendo líder com folga, segundo o fabricante em julho no seu lançamento oficial foram realizados mais de 3.000 pré-vendas, sendo assim ainda temos muitas emplacamentos para serem registrados, a marca lançou novas versões do modelo em setembro.

A segunda posição do mês dos modelos 100% elétricos também é da BYD, com o SUV Yuan Plus, foram vendidos em setembro 145 unidades e no acumulado do ano 780 veículos, deixando o SUV na terceira posição.

Fecha o trio de modelos elétricos de setembro o Volvo XC40, o modelo foi líder nas vendas mensais até o mês de julho, quando foi superado pelo Dolphin, no acumulado do ano ele está na segunda posição com 1.146 registros.

Destaque também para o crescimento nas vendas no BYD/Seal que vendeu 68 unidades no mês, ficando com a 4.ª posição.

RANKING DE MARCAS

A BYD chegou chegando e desde de agosto é líder das marcas mais vendidas de elétricos no Brasil, em setembro foram emplacados 1.274 unidades, outro recorde para vendas mensais de uma marca de elétricos, no acumulado do ano já foram registrados 2.926 vendas, ficando 83,90% acima do segundo colocado, sua participação é de 38% das vendas totais do segmento de elétricos.

A Volvo foi a segunda marca de elétricos mais vendida em setembro, com 140 registros, no acumulado do ano ela está na segunda posição com 1.591 emplacamentos, anotando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.

Na terceira posição do acumulado temos a BMW com 645 vendas e anotando um crescimento de 138,89% em relação ao ano de 2022.

A JAC ficou com a terceira posição das vendas do mês, com 77 registros, a marca que foi destaque pelas importações de elétricos fecha o acumulado com queda de 27,35%.

AUTOS E LEVES HÍBRIDOS

O segmento de autos e leves híbridos fechou setembro com 6.615 veículos vendidos, muitas marcas híbridas anotaram quedas em relação a agosto, as vendas do mês recuaram 19,21% em relação ao mês anterior.

A Caoa Chery foi a marca que anotou maior queda em referencia ao mês de agostos, recuando 50,09%.

No acumulado do ano o segmento de híbridos já vendeu 49.796 veículos, anotando crescimento de 77,52% em relação ao ano anterior, nossa projeção para o ano é de aproximadamente 72 mil unidades.

RANKING DE MODELOS HÍBRIDOS

O GWM/Haval 6 foi pelo segundo mês consecutivo o modelo híbrido mais vendido, foram emplacados 1.307 unidades, sendo 816 da versão PHEV e 491 da versão HEV, no acumulado do ano já foram vendidos 5.874 veículos, sendo o segundo mais vendido, assumindo a vice liderança, destacamos que o modelo teve seu lançamento oficial apenas no mês de maio.

A segunda posição do mês é do Toyota/Corolla Cross, com 914 emplacamentos, o modelo segue na liderança do acumulado com 8.550 vendas.

 O BYD/Song Plus fecha o trio dos modelos híbridos mais vendidos no mês de setembro, registrando 863 vendas, no acumulado do ano ele está sobe para 6.ª posição, com 3.166 registros.

 O Toyota/Corolla foi o 4.º modelo mais vendido no mês de setembro, no ranking acumulado ele ficou com a terceira posição, com 5.649 emplacamentos.

RANKING DE MARCAS HÍBRIDAS

A Toyota foi a marca de híbridos mais vendida no mês de setembro com 1.739 unidades, no acumulado do ano ela é líder com 14.892 vendas, suas vendas estão registrando queda de 6,16% em relação ao ano anterior.

 Com apenas um modelo a GWM foi segunda marca mais vendida no mês de setembro com 1.307 registros, no acumulado do ano ela já é a terceira marca de híbridos mais vendida, com 5.874 registros.

 A BYD também com apenas um modelo híbrido, fica com a terceira posição das marcas mais vendidas no mês de setembro, com 863 registros, no acumulado do ano ela está na 5.ª posição.

 A Caoa Chery mantém a 2.ª posição no acumulado, com 9.184 vendas, conforme já mencionamos a marca teve uma forte queda em suas vendas no mês de setembro em relação a agosto.

 VENDAS POR TIPO DE TECNOLOGIA

Os modelos classificados com BEV, venderam nesses nove meses 7.702 unidades.

Os modelos híbridos classificados como HEV/Gasolina venderam no Brasil 10.425 unidades, o que representou 18,13% de participação, nessa classificação agrupamos também os MHEV, que seriam os híbridos leves.

Os modelos híbridos classificados como HEV/Flex venderam no Brasil 19.568 unidades, o que representou 34,03% de participação, nessa classificação também agrupamos os modelos que deveriam serem classificados como MHEV.

Os modelos híbridos classificados como PHEV venderam no Brasil 19.803 unidades, o que representou 34,44%.

Nas próximas publicações vamos depurar melhor as tecnologias, principalmente dos modelos MHEV, que tem grande representatividade nos volumes de emplacamentos. 

Espero que todos tenham gostado do breve resumo das vendas de veículos de novas energias no Brasil.

É importante ressaltar o mérito das marcas no crescimento do volume de vendas de veículos de novas energias, somam-se a esse sucesso, excelentes campanhas de marketing, a chegada de novos produtos, equipes bem treinadas, novas formas de comercialização, como no caso da GWM, novas redes de concessionárias e a chegada de novas fábricas, abrir um novo mercado não é uma tarefa simples, necessita muito empenho, trabalho e dedicação. 

Desejo sucesso e boas vendas.

Autor Marcelo Cavalcante de Lima

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Cobreq anuncia mais de 90 aplicações para veículos híbridos e elétricos

Próximo

Conheça 4 fatores que deterioram o fluido de freio