Boas práticas na oficina: que tal torná-la mais sustentável?

Já falamos aqui sobre as oficinas de reparação que são amigas da natureza ecologicamente responsáveis. Estas são mais do que características que agregam valor: são obrigações. Cada vez mais as empresas adotam padrões e boas práticas socialmente conscientes, sustentáveis e gerenciadas corretamente. Este conjunto de ações é conhecido pela sigla ESG: Environmental (Meio ambiente), Social e Governance (Governança).

2 minutos de leitura

O que tem a ver oficina mecânica com o meio ambiente? TUDO!

Sim, empresas antenadas com as boas práticas de gestão e ambientais trazem a sigla ESG bem coladinha à sua imagem. Sua empresa precisa ficar atenta a algumas atitudes e por isso, viemos aqui dar algumas dicas de como tornar sua oficina sustentável. Vai precisar de investimento que volta em forma de economia. Seus clientes (e o meio ambiente) agradecem. Água da chuva: utilize água da chuva para fazer a lavagem de veículos e limpeza de piso e equipamentos. Para isso basta instalar calhas que direcionem a água para uma cisterna de armazenamento. Telhas translúcidas: troque suas telhas comuns pelas translúcidas. Assim você tem luz natural durante o dia e economiza energia elétrica.

Resíduos e sucatas: separe e recicle resíduos e materiais, seja óleo de motor (bacias de contenção são primordiais para o cuidado no vazamento), baterias chumbo-ácido, embalagens ou mesmo lataria veicular. Desta forma cada resíduo terá seu destino correto e sua empresa não sofrerá sanções de órgãos fiscalizadores do governo. Para isso, contrate empresas especializadas.

Converse com o Sindirepa, SENAI e SEBRAE do seu estado. CAPACITE SEUS PROFISSIONAIS: não adianta fazer uma revolução

em seu negócio sem capacitar seus colaboradores também. A sustentabilidade precisa ser aplicada desde o bom atendimento até a entrega do veículo, passando por todos os processos. Selo verde: sua empresa será reconhecida por parceiros e clientes

quando tiver certificação de boas práticas de gestão, que inclui o cuidado com o meio ambiente. Nesta edição falamos do IQA, uma certificadora que vai te ajudar neste processo.

MARKETIZE-SE: tenha o marketing como seu aliado. As redes sociais podem te ajudar a divulgar suas ações e receber feedback de clientes e potenciais clientes. Conte com uma agência especializada nesta missão: A Insight Trade pode te ajudar.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Varejo digital - 57% dos brasileiros fazem compras online em sites estrangeiros; 23% deles pagam com PayPal

Próximo

Reciclagem: o caminho do óleo lubrificante de motor usado