Carro pesado exige calibragem diferente para garantir segurança e economia na estrada. E não esqueça do estepe!

O aumento na carga transportada implica também em uma maior pressão dos pneus. Para saber a pressão ideal nessas condições consulte o manual do proprietário, o adesivo estampado no batente da porta do motorista ou na tampa do combustível

/
2 minutos de leitura

As férias finalmente chegaram e é hora de colocar a família no carro, arrumar espaço para as malas, as compras e tudo o mais. Mas, antes de pegar a estrada é muito importante conferir a pressão dos pneus que, pelo fato de o carro estar mais pesado, é diferente da calibragem que você realiza normalmente. Para saber a pressão ideal nessas condições consulte o manual do proprietário, o adesivo estampado no batente da porta do motorista ou na tampa do combustível.

Os pneus devem ser sempre calibrados ainda frios, ou seja, veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida. Além de ser uma importantíssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus gera economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada, e contribui para uma vida mais longa do pneu. Se a pressão dos pneus estiver apenas 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%.

Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas, explica que a pressão insuficiente impede que a banda de rodagem tenha um contato total com a pista, exigindo mais dos ombros do pneu. “Nesse cenário, a distância de frenagem é maior, prejudicando inclusive o controle sobre a direção. Além disso, a baixa calibragem demandará que o motorista pise mais no acelerador para que o carro mantenha a mesma velocidade, o que aumenta o consumo de combustível”, pondera o especialista, lembrando que é preciso calibrar corretamente também o estepe para qualquer eventualidade.

Além de calibrados, para uma viagem segura os pneus devem estar alinhados, balanceados, sem bolhas e com sulcos preservados.

Confira no canal da Continental Pneus no YouTube outras dicas importantes sobre manutenção de pneus: https://goo.gl/kQsHRn

Fonte: MLP Assessoria de Imprensa

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Kawasaki lança a aguardada Ninja ZX-4R

Próximo

CNT alerta sobre o risco ambiental que novo aumento do percentual de biodiesel pode causar