Mercedes-Benz: Arocs 8X4 é a opção da montadora no mercado de Off-Road

/
11 minutos de leitura

No mercado de caminhões, quanto mais tempo o veículo rodar, melhor. Essa é a proposta do novo Mercedes- Benz Arocs 8×4, extrapesado basculante com PBT de 58 toneladas e 150 toneladas de CMT (capacidade máxima de tração), equipado com motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, o mesmo do extrapesado rodoviário Actros, com potência de 510 cv a 1.800 rpm, e torque máximo de 2.400 Nm a 1.100 rpm.

Segundo a Mercedes-Benz, o Arocs 8×4 conta com o menor TCO (custo operacional total) do segmento, com potencial enorme de ganhos econômicos para os clientes, graças ao espaço de tempo maior entre as manutenções preventivas “O tempo de manutenção de um veículo da concorrência é 2,5 vezes maior. E teremos 49% menos paradas para manutenção. Serão 22 paradas a menos do que os caminhões da concorrência”, afirma Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

O Arocs 8×2 é preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga. Acoplado ao motor OM 460 LA, a Mercedes-Benz optou pelo câmbio automatizado PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem, da última geração PowerShift 3, que foi desenvolvido para o mercado brasileiro fora de estrada. 

A caixa de câmbio é reforçada, com engrenagens mais largas, aumentando sua resistência e vida útil. Não possui anéis sincronizadores, o que significa menos demanda de manutenção. Além disso, conta com três modos de operação: Economy (para uso leve, com piso bom e trecho plano), Standard (uso intermediário, com pavimento bom e rampas suaves com caminhão carregado) e Power Off-road (uso severo, pavimento com baixa aderência, rampas íngremes e caminhão carregado)

O conjunto de eixos traseiros Mercedes-Benz HL7 + HD7, com redução nos cubos, apresenta capacidade técnica de até 20 toneladas por eixo. O bloqueio de diferencial transversal e longitudinal é item de série. O freio a tambor e as cuícas verticais estão mais protegidas dos impactos do solo.

O Arocs 8×4 é equipado com embreagem bidisco de 440 mm, com torque máximo de até 3.300 Nm. A espessura de cada disco é de 3 mm.

SUSPENSÃO 

A suspensão dianteira do Arocs é formada por molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas, com capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais. As molas foram projetadas e testadas especificamente para condições extremas off-road, com barras estabilizadoras no primeiro e no segundo eixos. Buchas de metal-borracha livres de manutenção foram introduzidas nas molas, amortecedores e estabilizadores. 

Já a suspensão traseira do Arocs conta com molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura. Também dispõe de barras estabilizadoras reforçadas e amortecedores de dupla ação. As suspensões independentes têm fixação com “jumelo”. 

PNEUS 

O Arocs vem equipado com pneus OTR vocacionados para operações fora de estrada e com rodas reforçadas exclusivas. O para-choque e os faróis foram desenvolvidos para evitar danos e reduzir os custos de reparação. O sistema elétrico foi preparado para ambientes agressivos, estando protegido dos impactos naturais de pisos irregulares. 

O Arocs vem equipado com freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro, com proteção contra comprometimento funcional ou danos aos componentes do freio devido à sujeira, produtos a granel e outros, uma vez que o design fechado evita a entrada de detritos ou sujidades. 

O sistema de freio eletrônico do Arocs conta com ABS, ASR e função Hill Holder integrada, com monitoramento constante do freio de serviço e seus componentes com sistema de alerta em caso de falha. Vem ainda com freio de estacionamento eletrônico que é ativada quando o veículo está parado e pressionando o pedal de freio com mais força. Pode ser desativada pelo motorista por meio de tecla. A função é liberada assim que o pedal do acelerador é operado novamente. O Hold é ativado automaticamente quando o motor é desligado e também pode ser ligado e desligado por meio de alavanca na cabina. 

Um diferencial do freio de estacionamento eletrônico é o seu acionamento automático ao abrir a porta do caminhão com o veículo parado. Esse sistema garante maior segurança à operação. 

Atendendo a pedidos dos clientes, o Arocs conta com retarder a óleo. Em combinação com os demais sistemas de freio, o retarder Voith R115 HV oferece cerca de 900 cv de potência de frenagem a 2.300 rpm, destacando-se por mais segurança e menos manutenção. 

TANQUES 

Os tanques de combustível de 400 litros e de ARLA de 25 litros do Arocs são fabricados em material plástico de alta resistência. Suportam pequenos impactos sem sofrer ruptura e sem deformações residuais. 

Também a pedido dos clientes, os tanques de combustível e de ARLA estão instalados do mesmo lado do caminhão, facilitando as operações nas condições severas da mineração. 

DESIGN EXTERNO 

A cabina global da família Arocs se destaca pelo design arrojado. A grade dianteira apresenta quatro aletas e dois spoilers laterais. A versão brasileira possui um degrau extra flexível para a cabina, o que garante mais conforto de acesso para o motorista. 

Entre as características externas da cabina incluem-se: espelho frontal, espelho de rampa, degrau móvel no sentido longitudinal e transversal, para-choque tripartido (facilidade no reparo e baixo custo de manutenção), tomada de ar tipo ciclone com alta taxa de pré-separação de poeira, escapamento horizontal, saída dos gases de escape pela lateral e talas de fixação da báscula no chassi.

INTERIOR 

A cabina do Arocs oferece muito espaço interno e conforto. Dentro da boleia são 2,2 metros de largura, 1,6 metro de altura em frente aos bancos e túnel baixo de 170 mm. Entre os destaques internos estão o painel envolvente, volante multifuncional, piloto automático, chave com controle remoto, display do painel com tela de 10,4 centímetros, ar condicionado de série (digital opcional), alavanca de marcha na coluna de direção e banco do motorista pneumático com cinto de segurança integrado. 

Para maior comodidade do motorista, a cabina vem equipada ainda com rádio MP3 com Bluetooth e conector USB, tomada de ar comprimido para limpeza interna, tapetes de borracha, redes para objetos na traseira, preparação para câmera de ré e para rádio PX, teclas adicionais para implementos e dois porta-objetos internos com tampa atrás dos bancos com capacidade total de 430 litros (2 x 215 litros). 

FARÓIS E SISTEMA ELÉTRICO 

O Arocs 8X4 vem equipado com faróis halógenos (baixo, alto e de neblina), DRL em LED com acendimento automático, lanterna traseira em LED com aviso sonoro de marcha à ré, luz indicadora de posição, conjunto óptico de lâmpadas H7 long life para serviços pesados, grades de proteção contra impactos e capa protetora em policarbonato. 

O sistema elétrico conta com chicotes com tubos fechados projetados e testados para ambientes off-road. Isso garante maior resistência e durabilidade. Os tubos são do tipo “zíper” nos ramais principais e os conectores contam com capas. 

CHASSI 

O quadro do chassi do Arocs 8X4 é robusto e mais elevado, assegurando uma maior distância em relação ao solo. Com design modular, se destaca pela facilidade na implementação de carroçarias e instalação de equipamentos. 

Com ângulos de ataque e saída maiores (25 graus), o Arocs se caracteriza pela alta capacidade para trafegar em terrenos acidentados. Os para-choques frontal e traseiro mais elevados em relação ao solo (250 mm) asseguram menor vulnerabilidade dos componentes a impactos. 

A longarina com espessura de 9 mm se destaca pela maior resistência e menor peso. O chassi do Arocs vem com consoles para otimizar o processo de encarroçamento e com furação da longarina padronizada para maior facilidade na fixação da carroçaria, sem retrabalhos adicionais. 

O chassi do Arocs também garante fácil acesso às conexões e as tomadas de força podem ser com ou sem flange. 

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Cofap: cubos de roda cobrem mais de 90% da frota brasileira

Próximo

Fiat Fastback: mais de 5 mil veículos são vendidos em apenas dez dias