Nova Parcial de Autos e Leves: 12/12/2023

3 minutos de leitura

Por Marcelo Cavalcante

O setor de automóveis e comerciais leves fechou o dia 12 de dezembro com 84.622 unidades vendidas, esse volume representa um crescimento de 16,61% em relação ao mês de novembro e um avanço de 40% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

As vendas acumuladas totalizam 2.027.352 e registram um crescimento de 11,63% na comparação com o mesmo período de 2022.

Os dados atuais projetam vendas entre 208 mil até 218 mil unidades, destacamos que em dezembro temos o fechamento antecipado de muitos departamentos de trânsito, portando teremos uma projeção mais clara na próxima semana, em face das antecipações de registros das locadoras.

O atacado está participando com 52,15% das vendas do mês e o varejo 47.85%.

A VW fecha a parcial na liderança com 15.900 emplacamentos, esse volume representa um crescimento de 76% em relação ao mês anterior, no acumulado a marca segue na vice liderança e abre mais de 11 mil veículos de vantagem para a GM.

Na segunda posição do mês temos a Fiat com 14.952 registros, a marca registra queda de 11,54% em relação ao mês de novembro, suas vendas no atacado devem acelerar as entregas nos próximos dias e a tendência natural é ela retornar a liderança, no acumulado já estão comemorando mais um ano fechado como líder.

Completa o trio da parcial a Hyundai com 11.310 unidades, suas vendas registram um crescimento de 10% em relação ao mês de novembro, no acumulado ela reduz a diferença para a Toyota, mas permanece na quinta posição.

A GM segue ajustando seus estoques em função do período que ficou sem produção em função da greve, ainda permanecem muitas dúvidas de quais serão suas estratégias para o ano de 2024, no mês ela está com a 4ª posição e deve fechar o ano na terceira posição do acumulado.

Como destaques dessa parcial temos a VW na liderança da parcial e o crescimento das vendas da Renault que segue animada com o anúncio dos novos investimentos.

A BYD fecha mais um dia entre as 10 marcas mais vendidas, no acumulado do ano a marca já vendeu 13.962 unidades, o anúncio de um novo modelo para janeiro demonstra que falaremos muito da BYD em 2024.

As marcas Premium já venderam 2021 unidades, esse volume representa um crescimento de 43% em relação ao mês de novembro.

No ranking de modelos a liderança está com o VW/Polo com 7.418 unidades no mês e 100.664 no acumulado, já assumindo a vice liderança.

Outras análises serão feitas antes do fechamento, desejamos sucesso nas vendas e uma semana iluminada.
Não esqueçam que temos novo artigo do setor 2 rodas, o setor já vendeu quase 50 mil unidades em dezembro.

Pré-visualização da imagem

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

AEA lança cartilha para democratizar informações sobre veículos eletrificados

Próximo

Fras-le amplia linha de sapatas de freio para veículos premium