Parcial de autos e leves, quinzena fecha com crescimento das vendas diretas de 26%

5 minutos de leitura

O setor de autos e leves vendeu na primeira quinzena de setembro, 80.427 unidades, esse volume representa um crescimento de 9,81% em relação ao mês de agosto e um avanço de 9,50% na comparação com a quinzena de 2022.

A média diária nesse período projeta uma venda mensal entre 175 mil até 183 mil veículos, o mês tem apenas 20 dias úteis.

A modalidade de vendas diretas fechou a quinzena com uma participação de 50,62%, com um volume de 40.716 unidades, o que representa um crescimento de 26% em relação ao mês anterior.

O varejo fecha a quinzena com uma queda de 3% em relação ao mês de agosto, foram vendidos 39.711 unidades e uma participação de 49,38%.

O crescimento nas vendas do atacado é parcialmente justificado pelas aumento no volume de compras das locadoras.

Em Minas Gerais os emplacamentos turbinados pelo setor de locação fecharam a quinzena com 17.760 registros, anotando um crescimento de 42,6% em relação ao mês de agosto. A Fiat lidera as vendas em Minas, com 7.630 unidades (crescimento de 70,84%), no acumulado a marca já emplacou em Minas 112.350 veículos. A segunda marca mais vendida na parcial para os mineiros é Hyundai, com 3.120 registros, anotando um crescimento no Estado de 70,90%. A modalidade de vendas diretas está participando com 82% dos emplacamentos no Estado.

Em São Paulo foram emplacados nesses 10 dias úteis, 22.990 veículos, o que representa um crescimento de 19%, a marca líder é a VW, com 5.470 registros, no acumulado a VW já emplacou para os paulistas 93.590 veículos. O varejo está participando na parcial com 47%.

No Paraná foram vendidas 5.060 unidades, esse volume representa uma queda de 0,55%, a marca mais vendida no Estado é a VW com 985 unidades, no acumulado a marca alemã já vendeu 18.950 veículos.

A região sudeste está registrando um crescimento na quinzena de 23,09%, parcialmente justificado pelo aumento de vendas para o setor de locação, principalmente nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, o Rio de Janeiro e Espírito Santo registram quedas na quinzena (RJ -7,73% e ES – 5%).

Na região sul fecha a quinzena com um crescimento de 2,13%, o Estado de Santa Catarina fechou estável em relação ao mês anterior, Paraná teve uma queda de 0,55% e o Rio Grande do Sul cresceu 25%.

As regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, fecham a quinzena com quedas nas vendas de autos e leves.

Modelos mais vendidos por Estados – Base 15.09.2023

RANKING DE MARCAS E MODELOS

O setor segue com forte dependência das vendas para o setor de locação, o varejo segue andando de lado, devemos encerrar o ano com vendas no atacado superiores ao varejo.

O ranking de marcas segue com a liderança da Fiat, a marca italiana fecha a quinzena com uma participação de 22,84%, sua carteira de vendas do mês está concentrada 62,38% no atacado.

Na segunda posição do mês temos a VW, a marca abre uma boa vantagem para a GM e retorna para a segunda posição no acumulado do ano, a marca consegue um bom desempenho nas vendas dos modelos Polo e Saveiro. Sua carteira de vendas do mês está concentrada 64,31% no atacado.

A terceira posição é da GM, sendo a única marca do trio com vendas no varejo um pouco superiores ao atacado, varejo 50,55% e atacado 49,45. No acumulado do ano a marca retorna para a terceira posição, no fechamento de agosto a suas vendas acumuladas fecharam com uma queda de 31,67% em relação ao período pré pandemia.

O mês segue com aquela mesma sensação, não está bom para comemorar, mas não está tão ruim para desanimar, a quinzena foi mais uma vez salva pelo bom volume de vendas diretas.

O setor de vendas de novas energias caminha para fechar o mês de setembro com um novo recorde de vendas, o modelo elétrico mais vendido na quinzena é o BYD Dolphin com 372 unidades e o Híbrido mais vendido é o GWM com 559 unidades, mais de 100 unidades acima do Toyota/Corolla Cross que vendeu 445.

Outras análises serão feitas durante a semana.

Boas vendas e sucesso.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Marcopolo mostra a força da indústria brasileira de ônibus na Busworld 2023

Próximo

Fiscalização é a arma para diminuir a gravidade dos acidentes nas estradas do Brasil