Phinia investe na capacitação de mulheres na indústria automotiva

Mulheres ocupam 50% das vagas na área de Aftermarket da empresa. Programa “Woman in Leadership” prepara e promove mulheres para cargos de liderança

/
5 minutos de leitura

Apesar dos avanços significativos alcançados nos últimos anos, com a inclusão de mulheres na indústria automotiva, os desafios persistem. No Dia Internacional da Mulher, a PHINIA, líder em sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e produtos de reposição, reforça seu compromisso com a promoção da diversidade, inclusão e igualdade de gêneros, destacando suas iniciativas para o avanço da presença feminina em suas operações.

Com um olhar atento para esse tema, a empresa destaca que atualmente 27% dos cargos de liderança em sua planta fabril, em Piracicaba/SP são ocupados por mulheres. Além disso, há uma significativa presença de trabalhadoras em diversas áreas, como administrativa, comercial, tecnológica e manufatura, contribuindo para um ambiente diverso e inclusivo. Isso também aumenta as oportunidades de movimentação e promoção profissional para as diversas vagas disponíveis na companhia. Ressaltando esse compromisso, Amaury Oliveira, vice-presidente de Aftermarket da PHINIA, enfatiza que “metade do quadro de colaboradores no aftermarket da empresa é composto por mulheres.”

Para incentivar ainda mais o protagonismo feminino em posições de decisão, a empresa mantém o programa de mentoria “Woman in Leadership”, que capacita profissionais em cargos executivos, proporcionando oportunidades de crescimento e desenvolvimento dentro da organização. “Trabalhamos para preparar, capacitar e reter talentos, por meio do incentivo ao protagonismo das mulheres no ambiente de trabalho, proporcionando um ambiente onde elas se sintam apoiadas e incentivadas a atingir seus objetivos”, explica Selma Pinto, Gerente de RH da PHINIA.

O sucesso desta ação já é visto no quadro de executivos da companhia. Camila Rocha, Gerente Global de Eventos da PHINIA, foi uma das participantes do programa. “Um dos pontos de destaque é a oportunidade de estarmos em contato com mentoras e mentores de diferentes áreas de atuação e regiões do globo. Essa amplitude de informações e experiências nos oferece uma bagagem importantíssima para o nosso desenvolvimento, como profissionais e como pessoas, permitindo que possamos replicar o conhecimento adquirido para ajudarmos outras mulheres a também seguirem em busca de seus objetivos”.

Com mais de uma década de carreira, Camila é um exemplo e uma referência para muitas colegas, tendo iniciado sua trajetória na empresa como estagiária na área comunicação, e progredindo hierarquicamente, em cargos de supervisão, coordenação e gerência, até chegar ao atual posto.

“Sou muito feliz por fazer parte de uma corporação que investe na diversidade e inclusão. Sendo uma empresa GPTW (Great Place to Work), temos um direcionamento muito forte para iniciativas que promovam um ambiente de trabalho acolhedor e participativo. Isso certamente contribui bastante para a grande presença de mulheres em praticamente todos os departamentos”.

Participação feminina na Indústria Automotiva

Uma pesquisa realizada em 11 países, pela Gi Group, evidenciou que apenas 50,3% das empresas consultadas têm ações para garantir igualdade de remuneração e oportunidades para mulheres, enquanto somente 40,8% oferecem trabalho flexível, licença maternidade e auxílio alimentício.

Por outro lado, em média, 80% das empresas pesquisadas informaram ter programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) com foco nas mulheres, para incentivá-las a entrar no setor.

Nesse cenário, o Brasil se destaca como líder na promoção da igualdade de gênero, com 96,4% das empresas atuando para eliminar disparidades.

A PHINIA, em parceria com a comunidade global, continua comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, onde o talento e a capacidade sejam reconhecidos, independentemente do gênero.

A empresa reconhece que há desafios a serem superados, mas está determinada a liderar pelo exemplo e inspirar mudanças positivas dentro e fora do setor automotivo.

“As mulheres ainda precisam se esforçar para buscar seu espaço no mercado. Nem sempre isso é fácil, mas com dedicação, persistência e determinação conseguimos atingir os nossos objetivos. É muito gratificante poder contribuir para o sucesso do time e ver que todo o esforço valeu à pena. E ainda, ser procurada por outras mulheres para falar sobre os desafios do dia a dia”, finaliza a executiva.

Fonte: Portal da Autopeça

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

ZF Aftermarket lança Kits de Embreagem SACHS para aplicações Toyota e Volkswagen

Próximo

NGK renova parceria com Honda Racing para a temporada 2024