Redução da alíquota de importação do aço é benéfica para o setor de implementos rodoviários

Ação do governo deve gerar mais opções de fornecimento e reduzir os preços do insumo

/
2 minutos de leitura

O Governo Federal reduziu a alíquota do imposto de importação de 11 produtos, incluindo o aço. A redução da tarifa foi proposta pelo Ministério da Economia. O corte se deve ao cenário de alta da inflação, que impacta os preços do insumo para a indústria. Os vergalhões de aço dos tipos CA-50 e CA-60 foram atingidos pelo corte. O imposto foi reduzido de 10,8% para 4%. A medida valerá até 31 de dezembro de 2022.

A diminuição da alíquota do imposto de importação do produto foi bem recebida pelo setor de implementos rodoviários, responsável pela produção de componentes que auxiliam no transporte de cargas. “As indústrias nacionais promoveram vários reajustes, devido à alta do dólar e das altas taxas de importação, reforçando suas posições financeiras e colocando em prática planos de investimento engavetados há anos”, disse Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK, que fabrica implementos para linha leve.

A empresa consome em torno de 80 toneladas mensais de aço, insumos que impactam bastante os custos de produção e dos veículos. “Desde o início da pandemia, o material teve seus valores reajustados entre 200% e 300%, dependendo do tipo, e isso onerou nosso custo de produção, o custo de aquisição dos implementos, dos caminhões e, consequentemente, do frete”, disse.

Na visão do CEO da 4TRUCK, a ação do governo deve gerar mais opções de fornecimento e amenizar a disparada de preços, favorecendo a indústria e o consumidor final, além de contribuir com o controle da inflação.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Fiat lançará Scudo, seu novo veículo comercial no Brasil, no dia 23 de junho

Próximo

ZF traz tecnologia inteligente para a segurança nas estradas do Brasil