Talvez a minha história ajude o seu negócio

4 minutos de leitura

Uma oficina mecânica voltada para as mulheres. Eu era bancária e a ideias urgiu depois de não ter sido bem atendida ao levar o carro para uma revisão. Fiz da experiência uma oportunidade de negócio. A oficina Meu Mecânico, que fica localizada em Ceilândia (DF), chegou a ser uma das 10 finalistas da 7ª edição do Empretec Women in Business Awards, um prêmio da ONU que reconhece o trabalho de mulheres empreendedoras.

Mineira, vim pra Brasília no ano de 2000 e em 2010 inaugurei a oficina Meu Mecânico depois de insatisfação com serviço no meu veículo, desde atendimento telefônico até a um retorno de serviço mal feito, ou simplesmente mal explicado.

Antes mesmo de abrir o negócio, procurei pelo Sebrae. Além de validar o meu projeto, tive acesso a cursos de gestão de negócio, fiz o Empretec, capacitação voltada para o desenvolvimento das habilidades essenciais do comportamento empreendedor. Me capacitei por meio de cursos do Sebrae, tanto on-line quanto presencial. E o Empretec foi a cereja do bolo para que eu me encontrasse verdadeiramente como empreendedora. E procurei também pelo Senai, onde me capacitei na área de mecânica e pude aprender com mestres que até hoje acompanham e me ajudam tirando dúvidas em algumas situações.

A prova de que a ideia de ter uma oficina para atender principalmente o público feminino deu certo é que o empreendimento funciona há 12 anos e dando lucro, afinal o objetivo nosso empreendedor é esse: TER LUCRO NO NOSSO NEGÓCIO.

O fato de sermos uma empresa feminina, de termos mulheres no quadro de colaboradores, de ter esse atendimento direto com outra mulher, ajuda muito a comunicação. O vocabulário é diferente, temos um contato mais próximo e um diálogo mais informal. Facilita e traz mais tranquilidade para que nossas clientes possam relatar os problemas que vive com seu veículo, ou até mesmo, os problemas que não quer passar jamais.

Estou mais uma vez fazendo consultoria para melhorar o meu negócio, não podemos parar. Estou sendo atendida atualmente pelos Agentes Locais de Inovação (ALI) para sanar alguns desafios da minha empresa. O Sebrae foi e é muito importante para a saúde da minha empresa, lá, recebo o suporte necessário para fazer uma gestão com competência, com inovação, ano após ano. Não tenho dúvidas de que sem o Sebrae, a Meu Mecânico seria apenas mais uma empresa tentando sobreviver nesse meio tão competitivo.

Esta matéria inclusive faz parte da série de lançamento da nova Agência Sebrae de Notícias (ASN). Desde 1º de junho, o principal portal brasileiro voltado ao empreendedorismo está de cara nova: mais atraente e moderno, com navegação interativa e multimídia. O lançamento marca o aniversário de 20 anos da ASN e faz parte das ações em comemoração aos 50 anos do Sebrae. O novo projeto gráfico permite visualizar com facilidade os diversos conteúdos produzidos especialmente para o portal: notícias, séries especiais, podcasts, imagens e vídeos.

E você, tem procurado capacitação e inovação para a sua empresa? Me conta aqui.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Sistema de propulsão Rail Pack da Voith para VLT e intercidades oferece eficiência energética e menor custo de implementação

Próximo

BYD supera Tesla e se torna marca de veículos elétricos mais vendida globalmente no primeiro semestre de 2022