Tecnologia dos veículos de corrida já está ao alcance do consumidor brasileiro

//
4 minutos de leitura

Empresas nacionais, como a Teclub Maxon Oil, lançam produtos que foram testados em competições automobilísticas

Você sabia que o espelho retrovisor apareceu pela primeira vez nas 500 milhas de Indianápolis em 1911? E que os volantes multifuncionais surgiram no automobilismo? As pistas de corrida são verdadeiros laboratórios para testes de produtos e tecnologias que com o tempo tendem a ser adaptados para os automóveis fabricados em larga escala e transformam a forma como nos relacionamos com os veículos.

A paranaense Teclub Maxon Oil é uma das empresas que testam nas pistas. Fabricante de lubrificantes automotivos de alta performance, a marca consegue trazer para o consumidor um padrão de excelência acima da média ao desenvolver produtos pensados também para motores de competição.

“O lubrificante é vital para o bom funcionamento de um veículo em condições normais e ainda mais importante para veículos de competição, pois suas funções são levadas ao extremo. O motor de competição trabalha o tempo todo no máximo e uma falha de lubrificação pode levar a uma quebra imediata, por isso a qualidade de um lubrificante é tão importante, principalmente em condições extremas”, conta Edson Reis, CEO da Teclub Maxon Oil e também piloto da Copa HB20.

A Teclub Maxon Oil faz testes em praticamente todos os carros da linha Maxon Racing, que atualmente disputam competições automobilísticas nas categorias Porsche Cup, Copa Truck, Hyundai Copa HB20, Turismo Nacional e Gold Classic, além da Lamborghini Super Trofeo nos Estados Unidos. Os veículos patrocinados pela Maxon são conduzidos por pilotos experientes, como Sérgio Jimenez, Lucas Bornemann, Fabiano Cardoso, Daniel Kelemen e Christiano Bornemann.

“As corridas são um verdadeiro laboratório no qual recolhemos amostras de lubrificantes e trabalhamos na melhoria contínua. Após cada sessão de testes, treino ou competição analisamos o quanto o lubrificante degradou, analisamos as partículas no óleo que indicam como foi o desgaste do motor, entre outras questões que são avaliadas e repassadas para a área técnica”, explica Edson.

E os avanços não param. A Teclub Maxon Oil se prepara para lançar, 2021, um produto que nasceu 100% nas pistas de corrida, a linha de aditivos de performance Maxon Xtreme e uma nova linha de lubrificantes, que entre outros diferenciais vai atender diversas normatizações das montadoras.

“A Maxon Xtreme é uma linha de aditivos altamente eficiente para uso nos sistemas de combustível, arrefecimento e lubrificação do motor. O desempenho do produto não foi testado apenas em laboratório, como a maioria das empresas faz. Acreditamos que, mesmo para serem usados em veículos normais, os produtos automotivos devem ser testados em veículos de competição, pois assim conseguimos garantir, verdadeiramente, produtos de alta performance”, finaliza o CEO.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Black Friday 2020 alcança mais de R$ 4 bilhões no e-commerce

Próximo

Audi TT RS chega ao Brasil com novo visual