Cofap lança 10 novos códigos de bandeja de suspensão

3 minutos de leitura

A Marelli Cofap Aftermarket, uma das principais empresas de reposição no Brasil, anuncia o lançamento de 10 códigos de bandeja de suspensão para automóveis que atendem modelos das marcas Chrysler, Fiat, Hyundai e Nissan. Com a ampliação do portfólio, a Cofap passa a oferecer mais de 350 códigos que cobrem praticamente toda a frota nacional de veículos de passeio.

A bandeja de suspensão Cofap são reconhecidas pelo mercado por garantir altos níveis de qualidade, durabilidade e segurança. A boa reputação deve-se, principalmente, ao fato de serem desenvolvidas de acordo com as especificações das peças originais, respeitando todos os parâmetros dos produtos genuínos, enquanto há produtos disponíveis no mercado, de outras marcas, com custos menores, porém com especificações técnicas subdimensionadas em relação ao componente original.

Considerada um dos principais componentes do sistema de suspensão de um veículo, a bandeja tem a função primordial de ser um ponto de ligação direta entre os conjuntos das rodas (que incluem sistema de freio, mola e amortecedor) e o chassi do veículo. Esse elo é fundamental para permitir ao motorista controlar o veículo, ajustando a direção conforme necessário, ao mesmo tempo em que facilita a oscilação vertical das rodas em resposta às condições da superfície da estrada.

Troca das bandejas

Ao longo do tempo – como é comum em qualquer componente mecânico sujeito a impactos e condições climáticas adversas – os elementos contidos nas bandejas, como buchas e pivôs, podem sofrer desgastes devido à constante exposição a esforços provenientes de obstáculos na pista, acelerações e frenagens. Por isso, é importante alertar que bandejas com folgas nas buchas ou nos pivôs não apenas podem causar ruídos indesejados, como também representam uma ameaça à dirigibilidade do veículo já que as folgas comprometem o correto alinhamento das rodas, além de ocasionar o desgaste prematuro dos pneus e interferir na vida útil de outros componentes da suspensão.

Por isso, a Cofap recomenda a troca da bandeja caso a estrutura da peça apresente deformações como empenamento, falta de esquadro, amassados ou trincas. Além disso, é recomendado fazer a substituição das buchas e pivôs – quando possível, dependendo do tipo da bandeja – caso apresentem folgas significativas ou qualquer deformação no alojamento das buchas.

Essas precauções garantem a integridade estrutural e o bom funcionamento do sistema de suspensão, contribuindo para a segurança do veículo.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Autos elétricos e híbridos parcial até 23.02.2024

Próximo

Cobreq anuncia patrocínio oficial à temporada 2024 da Stock Car