Envelhecimento da frota requer mais atenção à manutenção preventiva

Entre os componentes fundamentais a serem verificados, segundo a Tecfil, estão os filtros de óleo, ar, combustível e cabine. Recente estudo sobre a frota circulante no País aponta que a média de idade dos automóveis é de 10 anos e 9 meses

4 minutos de leitura

O envelhecimento da frota de veículos em circulação no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, trazendo consigo um alerta sobre a importância da manutenção preventiva e a conservação dos automóveis. Neste cenário, a Tecfil, maior fabricante de filtros automotivos da América Latina, destaca a importância da troca dos filtros de óleo, ar, combustível e cabine como uma prática essencial para preservar o funcionamento adequado do veículo.

A frota de automóveis que circula pelas ruas do Brasil envelheceu pelo nono ano consecutivo, e sua idade média retrocedeu quase três décadas, ficando próxima aos níveis de 1994, segundo o mais recente estudo sobre a frota circulante no País, realizado anualmente pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). A média de idade dos automóveis é, hoje, de 10 anos e 9 meses, situação que movimenta o mercado de reposição de peças, como o de filtros automotivos.

Plinio Fazol, gerente de Marketing e de Desenvolvimento de Novos Produtos da Tecfil, ressalta que à medida que os veículos envelhecem, cresce a necessidade de cuidados e intervenções para garantir seu desempenho seguro e eficiente. “Neste contexto, o filtro de óleo tem um papel vital para a saúde do motor, filtrando impurezas que podem comprometer seu funcionamento”, explica.

A falta de troca regular dos filtros de óleo pode levar a uma circulação inadequada do óleo, prejudicando a lubrificação ideal e aumentando o desgaste interno do motor. Neste cenário de envelhecimento da frota, essa prática torna-se ainda mais crítica para assegurar a longevidade dos veículos.

Além disso, os filtros de ar desempenham um papel imprescindível na qualidade do ar que entra no motor. Com o tempo, eles podem acumular sujeira e detritos, prejudicando a eficiência da combustão e reduzindo o desempenho do veículo. A limpeza e substituição regular desses filtros, seguindo as orientações do manual do veículo, são essenciais para garantir uma combustão adequada e melhorar a eficiência do veículo.

Outro filtro importante é o de combustível, responsável por garantir que o combustível que chega ao motor esteja livre de impurezas que possam comprometer seu funcionamento. “A troca regular deste filtro é fundamental para manter a performance do veículo, especialmente em uma frota envelhecida”, diz Fazol.

Por fim, o filtro de cabine é um elemento que está diretamente ligado à saúde dos ocupantes, pois é responsável por filtrar o ar que entra no habitáculo do veículo, protegendo contra poluentes, poeira e alérgenos. Sua substituição periódica contribui para a qualidade do ar dentro do veículo e o conforto dos passageiros.

“É muito importante que os proprietários de veículos, especialmente daqueles modelos mais antigos, compreendam a relevância da manutenção preventiva. Investir nesses cuidados não apenas prolonga a vida útil dos veículos, mas também contribui para um desempenho mais eficiente, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes”, conclui.

Fonte: Portal da Autopeça

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

NTK destaca as funcionalidades dos 4 diferentes tipos de Sensores MAP para o desempenho do veículo

Próximo

Nakata realiza checagem gratuita de amortecedores em várias regiões do País