Hackers estão mirando em varejo e e-commerce

/
4 minutos de leitura

Os criminosos virtuais estão constantemente de olho em mercados que apresentam vulnerabilidades para ciberataques. O comércio, seja na forma de varejo ou mesmo no eletrônico, são alvos constantes de vários tipos de ameaças virtuais que podem causar grandes danos a essas empresas e aos consumidores.

Um relatório publicado pela Apura Cyber Intelligence, empresa de especializada em segurança cibernética e apuração de ameaças, aponta que, entre as táticas mais usadas por cibercriminosos no comércio eletrônico está o phishing, que engana os usuários para literalmente “pescar” e coletar informações pessoais e dados bancários. Para se ter uma ideia, em 2021, esse tipo de ataque cresceu cerca de 295%, sendo muitas vezes, através de falsos sites e anúncios de produtos vendidos na internet.

O varejo também é um setor  bastante visado. Este mesmo relatório mostrou que essa área esteve entre as 10 mais atacadas no Brasil, na sexta colocação com 6,5% dos ataques registrados, empatando, por exemplo, com setores com tecnologia e prestação de serviços.

No 2022 Data Breach Investigation, lançado pela gigante Verizon, mostra os tipos de ataques mais comuns no varejo. Os ataques de engenharia social, que é quando existe alguma manobra para enganar o cliente e fazer com que ele forneça credenciais, continuou sendo a principal tática, divididos aproximadamente entre phishing (53%) e pretexting (47%), que é quando o golpista finge ser um colega, a polícia, o banco, autoridades fiscais, clero, especialistas de companhias de seguro para captar dados.

Em muitos casos, essas credenciais são posteriormente utilizadas para hackear servidores e carregar ransomware (47%). Uma das descobertas é que malwares que capturam dados de aplicativos é 7 vezes maior no varejo em relação a outras indústrias, pois muitas empresas desenvolvem seus aplicativos de compra própria, e os criminosos usam essas informações e realizam crimes de fraudes no e-commerce.

Já estudo realizado pela Grand View Research sobre a indústria de verificação de identidade mostra que, em 2021, o tamanho do mercado global de verificação de identidade foi avaliado em US$ 8,48 bilhões. Projeções indicam que esse mercado deve atingir US$ 18,6 bilhões em 2026 e cerca de US$ 33 bilhões em 2030, com crescimento anual superior a 16%. O segmento de grandes empresas vem liderando essa indústria, registrando uma participação de receita de 65,4% em 2021.

Com aumento de 16% ao ano, é previsto que pequenas e médias empresas também passem a investir mais na verificação do usuário até 2030. Em linhas gerais, o software de verificação de identidade fornece uma solução descomplicada, simples, de relativamente baixo custo, intuitiva e segura para atender às crescentes necessidades.

Já um estudo feito pela Sumsub revelou que 80% das tentativas de fraude de identidade no Brasil ocorrem na etapa de verificação. Trata-se de uma etapa obrigatória para todas as empresas reguladas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ao cruzar informações anônimas de 4,3 milhões de verificações realizadas no Brasil em 2022, foram examinadas mais de 50 mil tentativas de fraude em 19 setores – destacando o país como um dos que mais contribuem para a fraude online.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Inadimplentes brasileiros já são mais de 70 milhões

Próximo

Especialista em varejo explora as novas tendências do consumidor