Crédito: Divulgação

Scania fornece para Pepsico seu primeiro caminhão elétrico no país

Parceria visa redução de emissões de gases de efeito estufa no transporte de cargas

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A PepsiCo anunciou a aquisição do seu primeiro caminhão elétrico semipesado de distribuição no Brasil, modelo Scania P25 6×2, fabricado na Suécia. Essa iniciativa reforça a colaboração contínua entre a PepsiCo e a Scania na busca pela redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) no transporte de cargas.

A tecnologia desse modelo sueco permite a redução de 0% das emissões de CO2 em comparação com um caminhão tradicional movido a diesel. A PepsiCo, pioneira no setor de bens de consumo no Brasil ao testar e adquirir caminhões a GNV (gás natural veicular) e veículos 100% elétricos desde 2019, adiciona agora um caminhão elétrico da Scania à sua frota de grande porte. Este veículo tem capacidade para transportar 23 toneladas e autonomia de até 200 km.

A Andrade Logística, empresa de logística que presta serviços para a PepsiCo, receberá um segundo caminhão elétrico da Scania, destinado às rotas de distribuição de alimentos para a companhia.

“A tecnologia é fundamental para impulsionar nossa estratégia global de ESG, denominada PepsiCo Positive (pep+), que visa expandir nossa frota de veículos com emissões reduzidas de GEEs e outras soluções que tragam benefícios ambientais em toda a nossa cadeia de valor. Este compromisso é o que nos orienta, e a América Latina desempenha um papel crucial nos objetivos globais de ESG da PepsiCo”, afirma Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.

Esse modelo específico da Scania foi introduzido no Brasil a pedido da PepsiCo para testes de desempenho e rotas em sua operação logística interna, cobrindo trajetos entre fábricas e centros de distribuição. Operando entre as cidades de Cabreúva, Itu, Valinhos, Indaiatuba e Sorocaba, no estado de São Paulo, o caminhão elétrico da PepsiCo contribuirá para a obtenção do conhecimento necessário para aprimorar e adaptar às exigências locais, ampliando as soluções da empresa para frotas mais sustentáveis.

“A eletrificação é uma jornada que envolve diversos fatores, especialmente relacionados à infraestrutura, tecnologia, descarte de baterias, entre outros. Estamos atualmente em uma fase de teste operacional com a PepsiCo. Como líderes na transição para tecnologias mais sustentáveis no transporte de carga, estamos sempre em busca de inovação, e essa parceria será de extrema relevância para o mercado brasileiro”, declara Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Scania Brasil.

No caminho para uma frota mais sustentável

A PepsiCo conta com uma frota própria com mais de 4 mil veículos, dos quais mais de 160 são elétricos ou GNV, e mantém uma operação logística de alta capilaridade, chegando a todas as regiões do país. A empresa incorporou em 2020 os primeiros dez caminhões elétricos em sua frota de médio porte. No mesmo ano, adquiriu 18 unidades movidas a GNV atingindo uma redução média de 23% nas emissões de CO2, em comparação aos caminhões tradicionais. Desde então, a frota da PepsiCo já reduziu cerca de 900 mil quilos de CO2, o que corresponde ao plantio de cerca de 6 mil árvores.

A partir de 2023, toda compra de caminhões novos da PepsiCo contará com 20% de veículos elétricos ou movidos a gás. Com essas medidas, o potencial (conservador) de redução na emissão de CO2 da frota da PepsiCo é de 30% até 2030. A PepsiCo também implementou em 2023 painéis de filmes fotovoltaicos orgânicos (Organic Photovoltaics – OPV) em 250 caminhões – uma tecnologia pioneira no país para frotas, para o carregamento da bateria de acessórios do veículo utilizando energia solar. A iniciativa contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) em cerca de 7,8 toneladas de CO²/ano.

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