ANIP apoia campanha Maio Amarelo 2024 e reforça dicas para um trânsito mais seguro

11ª edição do movimento abordará atitudes fundamentais para garantir a segurança e harmonia na mobilidade

4 minutos de leitura

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) apoia a 11ª edição do Movimento Maio Amarelo. A campanha criada neste ano pelo Observatório Nacional de Segurança Viária tem como tema “Paz no trânsito começa por você”. Durante todo o mês serão realizadas ações de conscientização social para evidenciar a importância da redução de acidentes e mortes no trânsito, garantindo mais segurança e harmonia na mobilidade.

Dados do Sistema de Informações de Mortes (SIM) do DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) mostram que os óbitos anuais no trânsito brasileiro apontaram alta de 0,24% em 2022, com 33.894 mortes registradas, acréscimo de 81 vítimas em relação a 2021. Para ajudar a reduzir essa estatística, a ANIP selecionou algumas dicas para promover um trânsito mais seguro.  Veja abaixo seis delas para se locomover com segurança:  

Pneus – Para garantir a mobilidade segura, verifique periodicamente as condições dos desgastes dos pneus por meio do indicador TWI, saliência de borracha localizada na banda de rodagem do produto. Lembre-se de sempre calibrar os pneus semanalmente, com a pressão indicada pelo fabricante no manual do veículo.

Respeito às leis de trânsito – A maioria dos acidentes são provocados por atitudes irresponsáveis, como ingerir bebida alcoólica antes de dirigir, ultrapassar o limite de velocidade da via ou desrespeitar a sinalização adequada. Respeitar as leis de trânsito também garante economia no bolso, já que o não cumprimento das medidas pode gerar multas e a suspensão do direito de dirigir.

Níveis do óleo do motor e líquido de arrefecimento – Uma das melhores maneiras de prevenir acidentes é certificar que o veículo está em boas condições. Verifique periodicamente os níveis do óleo de motor e líquido de arrefecimento.

Celular e direção não combinam – O uso do celular na direção é um dos principais motivos dos acidentes de trânsito. Além de colocar em risco a vida, quem realiza essa prática comete uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista pode pagar multa de R$ 243,47 e ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Motociclista, utiliza o capacete! – Fabricado especialmente para proteger os motociclistas e evitar complicações em casos de quedas, o capacete é um item de uso obrigatório, segundo o CTB. Mesmo para as motos de baixa cilindrada, é necessária a utilização do equipamento, sempre com o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Condições climáticas, físicas e mentais – Evite dirigir ou pilotar diante de condições adversas, sejam fenômenos naturais, físicos ou mentais. Redobre a atenção em dias chuvosos e nublados e não transite com sono ou sem se alimentar.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Financiamento de veículos segue trajetória de crescimento

Próximo

Honda convoca proprietários dos modelos Civic Touring, Civic Si, Accord, Accord Touring, CR-V, CR-V Touring e HR-V Touring para inspeção e, se necessário, reparo da bomba de combustível