Financiamento de veículos segue trajetória de crescimento

Balanço do primeiro trimestre apresentou alta superior a 21%

2 minutos de leitura

Dados de financiamento de veículos consolidados pela B3 sinalizaram continuidade de ambiente favorável ao fim do primeiro trimestre de 2024. Nos três primeiros meses, as vendas a prazo acumularam 1,65 milhão de automóveis, comerciais leves, pesados e motocicletas novos e usados, volume que representou crescimento de 21,4% sobre o mesmo período do ano passado, perto de 300 mil unidades negociadas a mais.  Do total, 560 mil, ou 33%, foram de veículos 0 km, e 1,09 milhão de usados.

“Os resultados mostram que o mercado de financiamento de veículos continua aquecido em todas as categorias, com destaque para a de motos que cresceu 34%”, observa Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3. “Houve um aumento da concessão de crédito por parte das instituições financeiras, especialmente para aquisição de veículos, que é um crédito atrelado a uma garantia. Também dados recentes mostram um aquecimento do varejo em geral, com impactos positivos nas vendas de veículos.”

Somente em março, os financiamentos somaram 571 mil unidades novas e usadas, altas de 8,8% em relação a fevereiro (525 mil) e de 9,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, de 522 mil.

Por segmento e nas mesmas bases de comparações, as vendas a prazo de autos leves alcançaram 394 mil unidades, crescimentos de 7,4% (366 mil) e de 6% (371 mil). Financiamentos de pesados registraram 25 mil unidades, variações positivas de 7,6% (23 mil) e de 6,5% (24 mil). Por fim, as negociações em março de 143 mil motos apresentaram evoluções de 6,6% (135 mil) e de 13,8% (126 mil).

Dentre as modalidades de financiamentos, o CDC predominou em março com 85,5% de participação nos negócios, com um crescimento de 13,3% em relação há um ano.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Pixabay

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Schaeffler Automotive Aftermarket terá novo Centro de Operações Logísticas em Porto Feliz – SP

Próximo

ANIP apoia campanha Maio Amarelo 2024 e reforça dicas para um trânsito mais seguro