Como funcionam as pastilhas de freio, características e causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve

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A Jurid, fabricante de componentes de freios por meio das marcas globais Jurid e Ferodo, destaca algumas dicas sobre funcionamento das pastilhas de freio e orienta como ocorre o desgaste que pode acontecer mais rápido ou mais lento, dependendo da forma que o motorista conduz o veículo.

Parte do sistema de freio, item de segurança, a pastilha tem como função produzir atrito quando entra em contato com o disco para desacelerar e o veículo parar completamente. É formada por uma base metálica, chamada de plaqueta, que dá suporte ao material de fricção. “A parte da pastilha que sofre desgaste é o material de fricção”, afirma Luciano Costa, gerente geral da Jurid.

O desgaste natural, segundo Luciano, poder ser acelerado quando o motorista freia o veículo bruscamente, porque toda a energia (calor) gerada pela frenagem é entregue aos freios de uma vez só. “Como o processo de dissipação do calor é lento, a energia acumulada nos freios resulta em uma elevação da temperatura e, por consequência, maior taxa de desgaste das pastilhas”, explica.

Outra situação está relacionada a frenagens consecutivas durante o trânsito carregado, sem um intervalo adequado para a sua refrigeração, também podem elevar a temperatura dos freios. Isso acontece quando os freios são exigidos para controlar a velocidade, a distância para com o carro da frente, ou ainda as sucessivas paradas impostas pela dinâmica do trânsito que provocam freadas bruscas.

Para garantir aumento da durabilidade e não gerar desgaste prematuro das pastilhas de freio, sempre que possível, as frenagens devem ser efetuadas de maneira suave. “O melhor a fazer é o motorista se antecipar à necessidade de aplicar os freios, acionando o pedal com menos pressão, assim os freios ganham mais tempo para administrar dissipação de calor e ajudar a preservar as pastilhas.”

Outro ponto importante é fazer o pré-assentamento das pastilhas das pastilhas de freio sempre que as mesmas forem substituídas. “Esse processo começa na oficina com o reparador ao realizar pelo menos 30 frenagens suaves de 50 km/h ou menos com intervalos entre as frenagens para o resfriamento. Depois o reparador deve orientar o motorista a usar os freios moderadamente nos primeiros 300 km, só assim que é concluído de forma correta para aumentar a área de contato entre o disco e a pastilha, criando uma camada de transferência”, explica.

Para manter o sistema de freio em boas condições, é importante fazer revisão preventiva para verificar o estado das pastilhas, do disco de freio que deve estar com a espessura dentro do limite especificado, além do cubo de roda, pinça e pino deslizante e componentes do freio traseiro, incluindo as sapatas.

A Jurid produz linhas de pastilhas, sapatas, lubrificantes e fluidos para freios. As informações sobre todos os produtos estão no catálogo eletrônico, que possui várias funcionalidades de busca com atualização automática, disponível para download no Apple Store ou na Play Store. Para acessar o catálogo eletrônico, basta digitar Jurid do Brasil https://baixecatalogo.com.br/catalogo/jurid.

Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

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