Como o kit do amortecedor interfere no bom funcionamento do sistema de suspensão do veículo

Composto por coxim, coifa e batente, o kit de amortecedor também deve estar em bom estado, juntamente com os amortecedores. Por isso, a recomendação é trocá-lo, caso desgastado, ao substituir amortecedores

2 minutos de leitura

O sistema de suspensão é formado por diversos componentes que são fundamentais para que o veículo tenha estabilidade, proporcione conforto e segurança aos seus ocupantes, entre eles, amortecedores, molas, braço oscilante ou bandeja, pivô, barra estabilizadora e o kit, composto por coxim, coifa e batente. “Os três itens do kit do amortecedor são essenciais para o bom desempenho da suspensão. O coxim tem a função de ligar a suspensão à carroceria e filtrar as vibrações e ressonâncias da suspensão para a carroceria do veículo e conta com um rolamento que facilita a movimentação de esterçar das rodas. Já a coifa, protege a haste do amortecedor contra a penetração de agentes externos, como poeira, água e abrasivos, enquanto o baten te funciona como mola auxiliar, absorvendo os impactos da suspensão”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.

Ele ressalta que, ao trocar os amortecedores, é importante substituir também o kit do amortecedor, pois os componentes atuam conjuntamente e, se um estiver desgastado, pode prejudicar os outros itens.

Leite explica que os sinais de desgaste do coxim são folga excessiva entre o conjunto de suspensão e carroceria e ruídos ao esterçar devido algum defeito do rolamento. “A coifa comprometida possibilita a contaminação da haste do amortecedor, que vai provocar vazamento de óleo”, comenta. Já o batente pode ser sobrecarregado em consequência de molas helicoidais deterioradas.

A Nakata tem amplo portfólio de kits de amortecedores para veículos nacionais e importados. O kit de amortecedor Nakata pode ser encontrado em duas opções, completo ou parcial.

Para conhecer mais sobre os kits de amortecedores Nakata, basta acessar o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=lWan_zi10Xc&t=41s.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Tecfil lança novo conceito: “O Original do Brasileiro”

Próximo

Serviços geram 230% mais vagas em janeiro do que no mesmo período de 2023, mas Comércio retrai