Vendas de elétricos e híbridos fecham o 1.º trimestre com mais de 36 mil veículos

6 minutos de leitura

Por: Marcelo Cavalcante

O segmento de novas energias fechou o 1.º trimestre com vendas totais de 36.106 unidades, esse volume é praticamente o mesmo realizado no último trimestre de 2023, se comparamos com o mesmo período do ano anterior o segmento está registrando um crescimento de 58,67%.

No mês de março foram vendidos 13.609 unidades, registrando um crescimento de 29,98% na comparação com o mês de fevereiro, muito acima da média geral do setor.

Muita calma nessa hora, o mercado segue promissor mas permanece com suas limitações, os veículos elétricos seguem concentrados nas regiões sul e sudeste, o programa Mover tende a acelerar a oferta de veículos híbridos.

Como todo segmento entrante tende a apresentar uma curva de crescimento mais acentuada nesse início de comercialização, a tecnologia 100% elétrica está fechando o trimestre com uma participação no mercado total de 2,92% e os híbridos com suas diferentes opções 4,55%, o mercado de eletrificados fechou com uma participação de 7,47% e pode encerrar o ano acima de 9%.

A tecnologia 100% elétrica turbinada pelos lançamentos fechou o trimestre com a melhor participação do segmento de novas energias, essa tendência deve permanecer no segundo trimestre.

RANKING DE MARCAS ELÉTRICAS E HÍBRIDAS

ELÉTRICAS

A BYD fechou o trimestre na liderança das marcas elétricas mais vendidas com vendas totais de 10.068 unidades, sua participação no segmento 100% elétricos é de 71,31%, seu sucesso é parcialmente justificado pela boa aceitação de seus principais modelos, uma política comercial agressiva, um bom planejamento de marketing e pelo crescimento da rede de concessionárias.

A GWM ficou com a segunda posição das marcas elétricas mais vendidas no trimestre, com 1.892 unidades e uma participação de 13,40%. Distante de sua principal concorrente a marca demorou para iniciar a venda de produtos elétricos, demonstrando ter uma estratégia diferente, inclusive na ampliação da rede de concessionárias, que demonstra ter um ritmo de crescimento mais cauteloso.

Fecha o trio das marcas elétricas mais vendidas a Volvo com vendas no trimestre de 596 unidades e uma participação de apenas 4,22%. A marca fechou o trimestre com crescimento de vendas de elétricos de modestos 4,75% em relação ao mesmo período do ano anterior.

HÍBRIDAS

A Toyota garantiu a liderança de marcas híbridas mais vendidas no 1.º trimestre, com 5.049 unidades, a marca registou um crescimento no trimestre de 6,88% em relação ao ano anterior, um bom crescimento se considerarmos que os modelos carecem de atualizações.

Na segunda posição das marcas híbridas mais vendidas no trimestre temos a BYD, com 4.871 unidades, a marca garante essa posição com um único modelo e versão.

Fecha o trio das marcas híbridas mais vendidas no trimestre a GWM com 3.844 unidades, ficamos no compasso de espera do início das vendas dos produtos fabricados no Brasil.

RANKING DE MODELOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

MODELOS ELÉTRICOS

A BYD fez dobradinha com o BYD Dolphin na primeira posição do trimestre e o BYD Dolphin Mini na segunda posição, com apenas um mês de vendas oficiais.

No mês de março o BYD/Dolphin Mini garantiu a liderança com 2.469 unidades, superando seu irmão maior, o modelo segue com forte procura e com fila de espera para entrega.

Na terceira posição do mês e do trimestre temos o GWM/Ora, com 1.892 unidades vendidas, confesso que eu esperava um volume maior, seu design menos convencional pode ser um dos limitadores de crescimento, mas o tempo com certeza nos trará novas respostas complementares.

MODELOS HÍBRIDOS

O BYD/Song Plus foi o modelo mais vendido no trimestre com 4.871 unidades, o produto segue com boa aceitação e não tenho dúvidas que seu sucesso está ancorado na boa participação da rede de concessionárias e obviamente acaba pegando corona no sucesso de vendas dos modelos elétricos da marca.

Na segunda posição do trimestre temos o GWM/Haval 6, o modelo segue com um bom volume de vendas, mas parece que o formato de vendas focado no Mercado Livre carece de ajustes, o tempo também nos trará respostas.

Fecha o trio do trimestre e a segunda posição do mês o Toyota/Corolla Cross, o modelo segue agradando aos fiéis devotos da marca, mas obviamente carece de atualizações que em breve devem chegar.

Fico por aqui e desejo a todos um mês de abril repleto de boas novidades.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Sindipeças anuncia sua participação na Automechanika Buenos Aires

Próximo

Puxado pelos Serviços, Brasil criou maior número de vagas em dois anos em fevereiro