Vendas de autos e leves superam 155 mil unidades em fevereiro

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Autor: Marcelo Cavalcante de Lima

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As vendas de autos e leves encerram o mês de fevereiro com 155.277 unidades, o volume ficou dentro das nossas projeções, em relação ao mês de janeiro o mercado cresceu 2,11%, a média diária nesses 19 dias úteis foi de 8.172 veículos e registrou um crescimento de 12,86% em comparação com o primeiro mês do ano.

Quando comparamos o mês de fevereiro com o mesmo período do ano anterior o setor registra um crescimento de 19,02% e a média diária cresce 12,75%.

As vendas no acumulado do 1.º bimestre totalizam 307.339 unidades, o mercado registra um crescimento de 22,83% em relação ao ano anterior, quando comparamos com o período pré pandemia o setor recua 19,23%, seguimos ainda distante dos números realizados em 2019.

A modalidade de vendas no varejo encerrou fevereiro com 83.579 unidades, esse volume representou uma queda de 7% em relação ao mês de janeiro, o atacado mais uma vez contou com a colaboração das locadoras e encerrou o mês de fevereiro com um crescimento de 15,28% com uma venda de 71.698 unidades. A participação do varejo em fevereiro foi de 53,83% e do atacado 46,17%, podemos afirmar que o crescimento das vendas para as locadoras foi fundamental para o excelente fechamento de fevereiro.

No acumulado a modalidade varejo já vendeu 174.448 unidades e anota um crescimento de 21,84% em relação ao ano anterior, o atacado vendeu no bimestre 133.891 e registra um crescimento de 24,81%. A participação da modalidade varejo no bimestre foi de 56,44% e das vendas diretas 43,56%, o mês de janeiro teve um volume de vendas reduzido em função da antecipação das compras das locadoras no fechamento de 2023.

O setor sabe que a recuperação plena da capacidade de vendas e produção ainda está distante, mas seguimos para o terceiro ano consecutivo de crescimento, o bom momento alinhado ao Plano de Incentivo Mover, que substituí o Rota 2030, teve êxito na atração de novos investimentos, os números até agora divulgados já são o maior ciclo de investimentos do setor automotivo.

A chegada de novas entrantes tem diminuído a fatia do mercado, algumas marcas seguem distantes dos números realizados no período pré pandemia, fator que complicada a vida das redes de concessionárias.

O segmento de novas energias terá um artigo separado ainda hoje, podemos adiantar que o volume de vendas estimado em fevereiro é de 10.451 unidades, sendo 3.627 elétricos, queda de 16,74% em relação ao mês anterior e 6.824 híbridos, queda de 11% em relação ao mês de janeiro.

MARCAS MAIS VENDIDAS – ANÁLISE MENSAL E ACUMULADO

O 1.º bimestre fechou com um crescimento de 22,83% em relação ao ano anterior, mas segue distante do período pré pandemia, algumas marcas de volume registram quedas acima de 45% em relação ao ano de 2019, no gráfico abaixo destacamos o fechamento do 1.º bimestre das nove marcas mais vendidas no ciclo de 5 anos, GM, Honda e Renault lideram as perdas.

A liderança do mês e do bimestre é mais uma vez da Fiat, a marca consegue uma excelente participação em todo território nacional, no artigo vendas por Estados vamos destacar esse desempenho. No mês a Fiat vendeu 34.326 unidades, fechando com uma participação de 22%. No acumulado do bimestre a marca já vendeu 68.178 unidades, sendo a única montadora de volume que está registrando crescimento no bimestre em relação ao período pré pandemia.

Na segunda posição a VW caminha para um ano de recuperação, o bom desempenho nas vendas no VW/Polo tem auxiliado a marca a melhorar sua performance, no mês a marca vendeu 24.906 unidades, no acumulado ela totaliza 46.050 veículos e registra um crescimento de 26,78% em relação ao ano anterior e queda de 13,88% na comparação com o período pré pandemia.

A GM fecha o bimestre com uma participação de 10,65%, com vendas mensais de 16.535 e vendas acumuladas de 35.447, seu volume total recua 14% em relação ao bimestre anterior e a cai 49,42% em relação ao período pré pandemia, conforme já mencionamos em publicações anteriores, a marca demorou muito para atualizar seus produtos, ficamos na torcida para que os novos investimentos acelerem a recuperação.

As marcas Premium encerrar o bimestre com 6.463 unidades vendidas, esse volume representa um crescimento de 11% em relação ao ano anterior, destaque para a liderança da BMW.

MODELOS MAIS VENDIDOS

A Fiat Strada encerrou o primeiro bimestre na liderança, o comercial leve vendeu 16.590 unidades e está registrando um crescimento de 19.90% em relação ao ano anterior.

Na segunda posição do mês é do acumulado temos o VW/Polo com 15.321 unidades vendidas no bimestre, o modelo é líder na categoria de automóveis.

A terceira posição do mês de fevereiro ficou com o Fiat Argo com 6.507 unidades, no acumulado ele está na quarta posição com 11.203 veículos e registra um crescimento de 27%.

No artigo de vendas por Estados de Autos e Leves vamos relacionar os modelos mais vendidos por Estados.

VENDAS POR MODALIDADE – VAREJO E ATACADO (VD)

No comparativo acima temos as vendas do bimestre por modalidade varejo e atacado, conforme já citamos, o caminho para a recuperação do setor está entre buscar as oportunidades em ambas as modalidades.

Já existem montadoras que faturam todos os seus veículos via direto fábrica, essa movimentação só é possível através da aprovação em assembleia dos associados das marcas.

Outras análises serão feitas nos próximos artigos, os dados são prévios e podem sofrer pequenas variações.

Desejamos sucesso e um ótimo mês de março.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

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