Como utilizar as informações do conta-giros

3 minutos de leitura

O tacômetro (ou conta-giros, como é mais conhecido entre os motoristas) traz uma série de informações importantes para uma condução econômica e eficaz do caminhão. Apesar de ser um componente comum em todos os veículos comerciais da Iveco (desde o leve Daily ao extrapesado Stralis), nem todos os motoristas profissionais conseguem identificar com precisão qual é a mensagem de cada faixa de cor do conta-giros.

Para facilitar a compreensão, seguem abaixo seis tópicos importantes que todo motorista deve ter conhecimento. A imagem que ilustra este texto indica a exata posição de cada explicação. Vamos aos itens:

1) O primeiro grupo numérico, que antecede a faixa verde, indica a rotação de marcha lenta do motor. Normalmente, não se deve dirigir nestas rotações, pois o consumo de combustível será elevado. Além disso, o torque gerado em baixa rotação provoca um excesso de vibração no veículo (o popular “bater cardã”).

2) A faixa verde indica a rotação de utilização normal do motor. Dentro dela, o motorista obtém a maior durabilidade dos componentes internos do motor.

3) Dentro da faixa verde, há a faixa econômica, que indica a rotação de melhor aproveitamento de combustível e torque (força) do motor. O segredo para conseguir um alto desempenho com motores eletrônicos é garantir sempre uma folga no acelerador, sem pisar fundo, o famoso “dirigir na casca” (como dizem os motoristas especialistas em economia de combustível).

4) Saindo da faixa verde, vem a indicação de rotação que gera aumento no consumo de combustível.

5) A faixa amarela é a da rotação de aumento de consumo de combustível e lubrificante. É recomendável não utilizá-la. Mas, em trechos com descidas, esta rotação, junto com a marcha correta e o freio motor, auxilia o sistema de freios, deixando-o resfriado e garantindo a máxima eficiência em casos de uma frenagem de emergência.

6) Por fim, a faixa vermelha é a da rotação que nunca deve ser atingida. Ao chegar nela, o caminhão entra na “zona de risco”, e o motor passa a correr riscos de danos graves.

Fonte: Reparação Automotiva

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

VW Tiguan R 2024 - PREÇO? TEM 7 LUGARES? VEIO COM MOTOR MAIS FRACO? SAIBA TUDO SOBRE A VOLTA DO SUV

Próximo

JAC Motors promove parceria com Uber para impulsionar carros elétricos