CONAREM destaca procedimentos sobre montagem do cabeçote

Existe a ordem correta de soltura dos parafusos do cabeçote

4 minutos de leitura

O cabeçote, um dos itens que mais tem volume dentro das retíficas de motores. O engenheiro Roberto Canassa apresenta algumas dicas sobre a montagem e desmontagem do cabeçote. 

“Os motores evoluem ao longo do tempo, por isso há diversas diferenças, se comparados com os de 20 anos atrás”, alerta Canassa, exemplificando que, em alguns motores, as montadoras recomendam, na desmontagem, fazer a soltura dos parafusos na ordem inversa, especialmente naqueles que trabalham com junta metálica. Segundo o engenheiro, a soltura do cabeçote deve seguir uma ordem inversa da montagem, os parafusos contam com sequência de soltura, não é aleatória, é inversa do aperto. Outra dica é ao apertar o cabeçote, toda a tensão sai do meio para as pontas. Segundo Canassa, uma soltura irregular ou sem uma sequência provocaria deformação do cabeçote devido à tensão gerada. “A falta desse procedimento pode gerar sérios danos ao cabeçote, po r isso é fundamental ter conhecimento das especificações do motor”, adverte.

Medição da Planicidade do Cabeçote – Canassa explica que as montadoras também especificam a forma de medir a planicidade ou empenamento dos cabeçotes. “Pode-se usar uma régua e um calibre de lâminas, usada em seis posições diferentes. A recomendação é usar em X nas laterais e no comprimento”, afirma o engenheiro, ressaltando que não é recomendado utilizar o chamado azul da Prússia para ver se marca ou não, pois pode haver uma tolerância de empenamento, que varia, em alguns motores, de 8 centésimos a 1 décimo de espessura.

Medição das Guias – Canassa sugere medir o cabeçote nas duas laterais, no meio e nas duas pontas. Sempre em seis posições. “Assim, você consegue identificar se o cabeçote está em forma de cunha, cônico, rebaixado transversalmente e analisar se pode ser reaproveitado ou recuperá-lo com a planicidade correta, no caso do usinado”, comenta. No cabeçote novo, estará correto.

Esta dica pode é o tema do nono episódio do videocast “Motores do Brasil”,  idealizado pelo Conselho Nacional de Retíficas de Motores (CONAREM), que traz sempre novidades e conteúdo técnico para retificadores. Desta vez, para falar sobre o assunto, José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM, entrevista o engenheiro Roberto Canassa, que apresenta diversas dicas de manutenção, desmistificando o cabeçote.

Durante a entrevista, Laguna também questiona outros assuntos, como o balancim e o toque correto na válvula e teste de perpendicularidade da mola. Para assistir ao episódio completo, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=AZJuCgCGFB0.

O videocast “Motores do Brasil” está disponível no Spotify, Deezer, Castbox, Apple, Google Podcasts, Youtube e no Instagram. Tem o apoio das principais indústrias de componentes, máquinas, equipamentos e produtos para motor, como KS Kolbenschmidt (Motorservice e Pierburg), Mahle, MWM, Riomaq, RIO (Riosulense), Sabó e Takao. 

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Yamaha lança a iniciativa Mecânica Yamaha para Mulheres

Próximo

NGK apresenta seus componentes automotivos na 11ª Autopar