Do analógico ao digital: a evolução – e historia – de uma oficina que completa 50 anos

/
4 minutos de leitura

Muitos de vocês, leitores, ainda não eram nascidos, ou eram pequenos, quando a Auto Mecânica Scopino abria suas portas, formalmente, em 4 de março de 1971. Meio século de reparação é para os fortes. Sim, porque Giovani Scopino, italiano, fugindo da segunda guerra, se abrigou neste país tropical e iniciou suas atividades na manutenção de veículos, passando de ajudante a mecânico, até abrir seu negócio próprio. Aquele trajeto de vida que orgulha, sabe?

Na década de 70 a administração de uma oficina estava nas anotações de cadernos, com entradas e saídas controladíssimas. O bolso do macacão do seu Giovani tinha a costura reforçada, pois ali se encontrava não apenas a carteira com documentos pessoais e dinheiro, mas também, cartão de visitas da oficina, vales das autopeças, contas de água ou luz, cheques e dinheiro recebidos no dia e também aquela fezinha no jogo do bicho, muito comum (mesmo que informal) até hojeEntre as décadas de 70 e 90 pouco mudou nas oficinas e nos veículos. E no início da década de 90, após concluir seu longo curso profissionalizante no SENAI, a segunda geração, representada por Pedro Luiz Scopino, assumiu a direção da oficina que já tinha percorrido 23 anos de atividade.

Sob a direção de Pedro Luiz Scopino, a oficina virou empresa. Aplicou todo o conhecimento adquirido, incluindo EMPRETEC, da parceria com Sebrae: mudou o endereço para uma sede própria, de 480m, no bairro da Casa Verde, fez as adequações e melhorias, inclusive para ser uma oficina amiga do meio ambiente.  Por lá, os serviços são diversos: freio, motor, elétrica manutenção corretiva, preventiva, e contam com mão de obra super especializada e moderno ferramental, sempre com foco no cliente, desde o primeiro atendimento até o serviço realizado. A administração ainda está dentro da família e o filho do Scopino já está preparado para sua missão no futuro.

E o que será o futuro de uma empresa que chega aos 50 anos de existência? Segundo Scopino, o planejamento já existe: “a preparação da terceira geração que já trabalha na empresa,  o aumento do espaço físico, melhor atendimento aos clientes, a integração de novos serviços e produtos, como a linha de veículos híbridos e elétricos, mais ações nas redes sociais, mais anúncios e uma maior evolução no relacionamento com os nossos clientes”, revela. Para ele, um enorme desafio é cuidar dos clientes, incluindo aqueles que vieram da gestão de seu pai, e nem sabem o que é um email e não sabem usar whatsapp.

Como aconselha o empresário, “não importa o tamanho da empresa, da quantidade de colaboradores, do seu espaço físico. O que importa é o tamanho do seu SONHO! E tem que colocar isso em prática, fazer a gestão da empresa, de clientes, de colaboradores e fornecedores, planejar e executar. Assim comemoramos os nossos 50 anos de empresa!”.  Que venham muito mais décadas de trabalho para a Auto Mecânica Scopino!

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

ZF intensifica foco em Diversidade e Inclusão

Próximo

Empolgante e apaixonado por carros, a carreira de Luís Fernando Silva Pinto