Indústria de implementos rodoviários se mantém estável no primeiro trimestre

Volume de emplacamentos registrados nos três primeiros meses de 2022 foi de 35.986 unidades ante 35.885 produtos no primeiro trimestre de 2021; ANFIR recebe com otimismo programa Renovar

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A indústria de implementos rodoviários manteve-se estável no primeiro trimestre de 2022 com relação ao mesmo período do ano passado. Nos três primeiros meses do ano os fabricantes entregaram ao mercado 35.986 unidades. No primeiro trimestre de 2021 o volume foi de 35.885 produtos.

O segmento de Reboques e Semirreboques apresentou no primeiro trimestre do ano 19.504 produtos emplacados. Já o segmento de Carroceria sobre chassis teve 16.482 unidades comercializadas no primeiro trimestre de 2022.

“Trata-se de uma situação de acomodação de mercado quando a demanda dos clientes do agronegócio começa a aquecer o segmento de Reboques e Semirreboques“, explica José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviáiros. “No segmento de Carroceria sobre chassis o resultado positivo é reflexo da continuidade das obras urbanas, em especial do mercado imobiliário“, diz.

(Veja mais detalhes do desempenho por segmento no material anexo)

Renovar. A ANFIR entende a criação do programa Renovar como uma medida positiva. “Em um País onde 26% da frota tem mais de 30 anos de idade precisamos muito de um programa como esse”, diz Spricigo e completa: “como se sabe o Brasil produz, a ANFIR conduz e é fundamental fazermos isso em um ambiente mais seguro”.

Para o presidente da ANFIR a renovação da frota deverá melhorar as condições de segurança nas estradas brasileiras. “Todos ganharão com mais segurança no transporte rodoviário, que é a bandeira histórica da ANFIR”, diz Spricigo que conclui: “por isso acreditamos que o programa poderá ter êxito”. Inicialmente o Renovar será experimental e vai começar com caminhões, em Minas Gerais; e ônibus, no Rio Grande do Sul.

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