Master Cooler melhora potência dos motores respeitando a originalidade dos carros

Fundador da empresa explica que os radiadores produzidos estão de acordo com as especificações técnicas de cada modelo

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Aumentar a potência e melhorar a performance do motor de um carro, sem provocar modificações em sua originalidade, parece desafiador, mas este é exatamente o diferencial das soluções oferecidas pela Master Cooler Performance. E um dos pontos-chave está em promover e otimizar a troca térmica obtida por meio dos radiadores, que é totalmente produzido pela empresa. Além de aproveitar o espaço no motor, a peça trabalha com ventoinha elétrica e, mesmo assim, assegura o ganho de eficácia para o carro. 

Juliano Andrade, fundador e CEO da Master Cooler Performance

Juliano Andrade, fundador e CEO da Master Cooler Performance, explica que o ponto central está na troca térmica do radiador. “O nosso time foca em melhorar a performance de arrefecimento, para aumentar a potência e o acerto. Fazemos intercoolers e radiadores que permitem uma maior troca térmica. Quanto mais se refrigera o motor, mais consegue dar potência”, revela.

Master Cooler atua, hoje, na vanguarda do mercado automotivo desenvolvendo soluções inovadoras para este nicho. E com alguns toques de ousadia, sobretudo no que se refere à ventoinha. “Fabricamos um radiador que refrigera muito mais, quase o dobro ou o triplo, se comparado ao original. Isso nos permite retirar a hélice viscosa que vem de fábrica, porque o nosso radiador se dá ao luxo de utilizar ventoinha elétrica. Um radiador comum, por exemplo, com a ventoinha elétrica, pode levar o motor a ferver. Só que a peça criada pelo nosso time é bem superior, permitindo mais troca térmica. Por isso, podemos manter a versão com a ventoinha elétrica e, mesmo assim, com melhor resfriamento”, destaca.

Juliano lembra que retirar a ventoinha mecânica permite um ganho de até 6 kg de torque, dados confirmados por dinamômetro, além de um aumento de até dez cavalos de potência (dependendo do carro). “A turbina entra mais rápido. Ela trabalha com os gases do escapamento e a pressão acontece mais depressa. A resposta é rápida. O motor fica livre e dispara”, revela.

Isso, segundo o CEO, ocorre também porque o intercooler, desenvolvido pela Master Cooler, performa melhor se comparado à peça original. “Tem mais vazão e maior troca térmica. Quanto mais frio o ar, maior a entrada de oxigênio e melhor a queima de combustível, melhor o consumo e mais potência”, acrescenta Juliano. 

Toda essa transformação ocorre respeitando a originalidade do carro. “Nós desenvolvemos uma colmeia, ou seja, um bloco de troca térmica em alumínio. Por exemplo, um carro original que possui 20 mm de espessura com duas caixas de plástico e uma liga de carbono. Quando o radiador esquenta, dilata e segura a pressão e, quando esfria, retrai”.

Na Master Cooler, os radiadores são blindados e totalmente em alumínio, o que permite suportar uma pressão maior e, como consequência, performa melhor sendo que todo o processo de adequação é feito respeitando as especificações das montadoras, na pressão e temperatura do radiador. “Fazemos um reaproveitamento do espaço justamente na retirada da ventoinha mecânica. Temos esse cuidado para que o cliente não precise fazer nenhum tipo de modificação depois”, conclui Juliano. 

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