Normas Técnicas serão vitais no mercado de reposição automotiva

/
2 minutos de leitura

As oficinas devem ficar atentas às normatizações

O mercado não será igual após a pandemia e as inovações tecnológicas determinarão muitas das operações que conhecemos. Basta lembrar como eram as coisas antes do comércio eletrônico e o que ajudaram as oficinas em tempos de isolamento social. E não para por aí: vivíamos tempos sem carros por aplicativo e vejam que hoje eles ocupam um espaço importante na sociedade moderna. Tudo isso traz mudanças de comportamento e impacta diretamente nos processos dos serviços.

Mesmo com a democratização da informação por canais de Youtube, Instagram, Facebook, Linkedin, as relações de consumo se tornam cada vez mais importantes e a transparência é tudo, principalmente em serviços não tangíveis como são as de serviços automotivos. Portanto, as normas técnicas ABNT ganham muita força e permitem transmitir segurança, tanto para os consumidores como para as oficinas.

Hoje, o setor de serviços automotivos conta com mais de 20 normas técnicas brasileiras publicadas pela ABNT. Seu uso, além de proporcionar fazer certo da primeira vez, pode ser utilizado nos documentos entregues aos consumidores, comprovando a fundamentação de seus serviços, pois neste caso, de nada adianta você inserir no orçamento ou Nota Fiscal que seu serviço foi realizado de acordo com o Youtube, percebe?

Evidente que, ainda temos uma extensa lacuna de normas a serem elaboradas e aí as especificações dos fabricantes e, principalmente das montadoras, tem sua importância. No entanto, seria necessário termos ferramental específico e demais acreditações que não é tão padronizado no setor independente por sermos multimarcas, o que torna mais complicado informar que os serviços seguiram tais as especificações de tais fabricantes.

Acesse www.sindirepanacional.org.br   e conheça as normas técnicas existentes no setor e toda uma política setorial que proporciona um caminho mais seguro e acreditado para as oficinas seguirem.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

SINDIREPA NACIONAL apoia mega projeto do IQA e SEBRAE NACIONAL

Próximo

Revisão preventiva do sistema de suspensão para garantir durabilidade das peças