Oficina legal é amiga do meio ambiente. Adeque-se!

//
4 minutos de leitura

Cuidar do meio ambiente não é apenas um dever de grandes empresas. Nos dias de hoje, todo mundo precisa dar a sua contribuição na preservação da natureza, cultivando hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.

Nas oficinas mecânicas não pode ser diferente. É o tipo de negócio que gera muito resíduo e sucata. Por isso, precisa estar sempre de acordo com as legislações ambientais. Sabemos que é uma tarefa difícil para a oficina cuidar do descarte de todo o material

gerado diariamente. Já mostramos aqui algumas oficinas que têm consciência da importância de seu papel nesta proteção ambiental.

Dentre os principais resíduos sólidos descartados por oficinas estão a embalagem de óleo do motor, pastilha de freio, vela de ignição, embalagem de papelão médio, disco de freio, amortecedor etc. Todos eles têm suas características, seja toxidade, corrosividade, seja degradabilidade ou oxidação. Por isso, o manuseio deve ser feito sempre com muita proteção em local próprio, e seguindo a norma ABNT NBR 12.235/92, que trata especificamente sobre as condições exigíveis para o armazenamento de resíduos sólidos perigosos de forma a proteger a saúde pública e o meio ambiente

O armazenamento destes resíduos deve ser feito, por exemplo, em piso impermeável, isento de materiais combustíveis e longe de fontes de ignição, com dique de contenção para reter o óleo em caso de vazamento, e em local fresco e ventilado, para que não haja vazamento de gás sulfídrico (H2S) pela degradação do óleo. O cuidado deve estar dentro e fora da oficina.

Por isso, é muito importante contratar uma empresa que cuida de todo o processo e garante a certificação de Responsabilidade Ambiental e que também está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, afinal, reparadora que cuida do meio

ambiente é bem vista pelo cliente.

Recentemente, o Sindirepa-SP firmou uma importante parceria com a Ecopalace, para oferecer desconto nestes serviços às oficinas associadas. Existem outras empresas que são especialistas na coleta e destino correto de todo o material descartado:

Ecopalace, Ambipar, Resisolution,TWM Soluções Ambientais, entre outras. Para se ter uma idéia, a gestão destes resíduos recupera uma boa quantidade de aço e reduz a necessidade do refinamento do minério de ferro usando carvão para criar aço. Ou seja, reciclar aço consome menos energia do que produzir a partir do zero. Anualmente, a indústria siderúrgica recicla mais de 14 milhões de toneladas de aço, o equivalente a 13 milhões de caminhões e carros. O futuro está no gerenciamento avançado de resíduos automotivos. Cuidado com a natureza significa cuidado com a oficina. Seja ecologicamente responsável.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Recolhimento correto de resíduos já é parte da rotina nas empresas de reparação associadas ao Sindirepa-SP

Próximo

Oficina mais ágil: os softwares - da orçamentação até gestão – estão se modernizando