Relatório de Responsabilidade Social Corporativa de 2023 da Stellantis apresenta resultados sólidos em relação às metas ambiciosas do Dare Forward 2030

Tendência da pegada de carbono de 2023 alinhada com o objetivo de carbono zero até 2038 mostrando uma redução de 12,6% das emissões em todos os âmbitos em relação ao ano base 2021

6 minutos de leitura

A Stellantis lançou hoje o seu terceiro Relatório de Responsabilidade Social Corporativa (CSR), que resume o progresso alcançado pela empresa em atividades de sustentabilidade voltadas para uma sociedade melhor para todos. 

“Embora a mobilidade seja o primeiro elemento da abordagem para o progresso sustentável, também procuramos gerar mudanças nas nossas operações e comunidades – seja através da redução do impacto ao meio ambiente, da construção de locais de trabalho mais inclusivos ou do apoio às comunidades anfitriãs”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “O progresso nessas áreas é fundamental para fornecer com sucesso uma mobilidade acessível aos clientes e garantir que nossos acionistas continuem nos permitindo operar.” 

As atividades do CSR estão totalmente incorporadas no Dare Forward 2030, o plano estratégico de longo prazo da empresa. Em 2023, as principais iniciativas de CSR incluíram: 

  • A redução da pegada de carbono global (em todos os âmbitos), em linha com o compromisso da empresa de ser carbono neutro até 2038: a pegada de carbono global absoluta (em CO2-eq) reduzida em 12,6% em 2023 em comparação com 2021.   
  • A utilização massiva de energia elétrica descarbonizada nos processos da empresa com meta de 100% até 2030. Em 2023 atingiu 58%, contribuindo para uma redução de 20% no tCO2 absoluto da pegada de carbono industrial (escopo 1 e 2) em comparação com 2021.  
  • O desenvolvimento de atividades de Economia Circular:  Em 2023, mais de dois milhões de peças foram recicladas (incluindo conversores catalíticos, painéis/para-choques de plástico, rodas de liga leve e baterias de alta tensão) em quatro regiões (Europa Expandida, América do Norte, América do Sul e Oriente Médio e África). A Stellantis inaugurou o seu primeiro Hub SUSTAINera Circular Economy em Mirafiori, Itália, que começou com a remanufatura de motores, caixas de marchas e baterias de veículos elétricos, bem como com o recondicionamento e a desmontagem de veículos.  
  • Um roteiro estruturado de eletrificação de veículos envolvendo todas as marcas com 30 modelos de veículos elétricos a bateria (BEV) disponíveis no final de 2023, e com perspectiva de aumentar com mais 18 modelos em 2024, alcançando 48 veículos. No ano passado, as vendas de BEV aumentaram 21% globalmente, com 18,5% dos automóveis de passageiros vendidos na Europa (EU-27, excluindo Malta e Noruega, adicionando Islândia, Reino Unido e Suíça) e 11,2% dos automóveis de passageiros e caminhões leves vendidos nos EUA sendo de veículos elétricos ou híbridos plug-in, graças aos portfólios crescentes.  
  • Uma estratégia abrangente de Desenvolvimento do Capital Humano ancorada em quatro pilares: envolvimento na transformação sustentável baseada no diálogo social co-construtivo; atrair, desenvolver e reter talentos, incluindo a oferta de 2,9 milhões de horas de treinamento; capacitar a diversidade e a inclusão, com as mulheres ocupando agora 30% dos cargos de liderança; e a promoção da segurança, saúde e bem-estar no local de trabalho. 
  • Forte monitoramento e execução das Diretrizes de Compras Responsáveis da Stellantis: 3.461 grupos de fornecedores avaliados pela EcoVadis, correspondendo a mais de 89% do valor anual adquirido. Os resultados mostram que os fornecedores da Stellantis têm um desempenho melhor nos critérios de CSR do que o benchmark da EcoVadis. 
  • Um compromisso em acolher as comunidades: Forneceu mais de €18,5 milhões para apoiar 366 projetos filantrópicos focados na educação e 5.174 colaboradores da Stellantis que participaram de programas de voluntariado. O Stellantis Student Award homenageou mais de 600 familiares de colaboradores pela dedicação à aprendizagem e educação contínuas, e a Stellantis Foundation fez parceria com o CERN para inaugurar o Science Gateway em Genebra, o seu novo centro de difusão para a educação científica. 

Em 2023, a Stellantis também realizou a primeira edição do Freedom of Mobility Forum, uma iniciativa de diálogo com as partes interessadas para contribuir para o debate público sobre a liberdade de mobilidade em um mundo descarbonizado. Diversos colaboradores especializados representando a indústria, o meio acadêmico, o governo e a sociedade civil discutiram suas ideias durante um debate ao vivo sobre o assunto: “Em um mundo descarbonizado, a liberdade de mobilidade será acessível apenas para alguns poucos sortudos?”  O segundo debate ocorreu em 3 de abril de 2024 sobre o tema: “Como nosso planeta acomodará as necessidades de mobilidade de oito bilhões de pessoas?” 

O Relatório de CSR reflete o compromisso da Stellantis com uma cultura dedicada à integridade, responsabilidade e comportamento ético em todas as áreas e ao longo de toda a cadeia de valor e faz parte dos esforços da empresa para se tornar um negócio mais consciente do ponto de vista ambiental, socialmente responsável e economicamente viável. 

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Hyundai apresenta Nexo pela primeira vez no Brasil durante Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável

Próximo

Indústria Automotiva Brasileira acelera com mega investimento de R$ 72 bilhões em 2024