Tecnologia e a moto: agradam ou não?

O relacionamento homem-máquina demonstra um sucesso incrível nos carros, mas será que essa combinação vai funcionar para as motos? Afinal, o que significa a inteligência artificial e a IoT nos modelos duas rodas

/
2 minutos de leitura

As motocicletas não poderiam ficar para trás nessa corrida incrível que tem sido a evolução tecnológica para a mobilidade urbana. Carros, bem como muitas motos, já possuem seus modelos elétricos, mas e as outras modernizações, tais como inteligência artificial, será que cairiam no gosto dos amantes dos veículos de duas rodas?

A autonomia em motos não é novidade e já foi apresentada por grandes fabricantes como Yamaha, Honda e BMW. A questão é que muitas pessoas se sentiram ofendidas pela ideia de que o piloto seja substituído, tirando assim o espirito livre das motos. Mas vale lembrar que esse não é o objetivo, pelo contrário, a ideia é termos um ambiente mais seguro e confiável para os motociclistas.

Para Daniel Schnaider, especialista em tecnologias disruptivas e presidente da Pointer By PowerFleet Brasil, as inovações devem ser vistas como benfeitorias para a mobilidade urbana. “As motos ficarão mais seguras, responsivas e ajudarão os motoristas com habilidades de pilotagem, assim como já existem soluções para carros que indicam o momento correto de acelerar, frear ou fazer curvas perfeitas”.

São freios de emergência, comando de voz, reconhecimento de imagens e rostos, alertas de percepção de movimento, controle da distância do veículo da frente e funções capazes de seguirem as faixas da estrada para que a moto faça desde curvas seguras até acelerar com total equilíbrio. A tecnologia não está apenas nas capacidades, mas também em toda sua fabricação. A balança da suspensão traseira e o quadro do modelo da alemã BMW, GS 1200 autônomo, por exemplo, foram feitos com impressoras 3D enquanto a Yamaha Motoroid carrega o sistema Ride by Wire em que os cabos de frenagem, aceleração e condução são eliminados.

E apesar de no lugar do motor estarem baterias, a potencia permanece e desta vez, com benefícios de ajuste instantâneo dos eixos laterais e longitudinais, para um melhor equilíbrio.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

E-Commerce da MWM está com mais itens em seu portfólio

Próximo

Mercedes-Benz Vans promove encontro sobre empreendedorismo feminino