Baterias Heliar completam 93 anos

Rumo ao centenário, marca equipa 2 em cada 3 veículos que saem de fábrica no Brasil e segue fundamental para o futuro da mobilidade

4 minutos de leitura

Marca escolhida por mais de 40 montadoras globais como a bateria de confiança para suas linhas de produção instaladas no Brasil, a Heliar completa 93 anos e se aproxima do marco de 100 anos de liderança tecnológica. Sua capacidade inovadora e alcance global não apenas garantem excelência em qualidade, mas também possibilitam um desenvolvimento avançado em colaboração com seus clientes. 

A história das baterias Heliar teve início em 1931, no bairro das Perdizes, zona oeste de São Paulo. Em 2019, a Johnson Controls vendeu a divisão de energia para a Brookfield Business Partners, criando a Clarios, líder global em soluções de energia, que hoje é proprietária da marca Heliar, entre outras. A Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners.

Rumo ao centenário, a primeira bateria de chumbo-ácido para veículos com motores elétricos que começaram a circular no Brasil conta com um portfólio projetado para dar suporte à nova frota, incluindo os veículos eletrificados e autônomos que estão elevando o papel crítico da bateria e acelerando a necessidade de baterias mais avançadas. 

O vice-presidente e diretor geral da Clarios no Cone Sul, Alex Pacheco, explica que estamos no meio de uma transformação na maneira como os veículos estão sendo projetados e desenvolvidos para atender as necessidades dos consumidores em todo o mundo. Ainda que mais veículos eletrificados estejam ganhando espaço nas frotas, mesmo esses exigem baterias de 12 volts.

“O papel da bateria de 12 volts mudou drasticamente nos últimos 10 anos. As baterias avançadas chumbo-ácido terão vida longa no mercado e são essenciais para o futuro da mobilidade devido à capacidade para fornecer energia para sistemas de segurança cruciais, funcionalidades de conforto e funções de economia de combustível para os veículos do presente e futuro. No país, a Heliar avança na vanguarda da evolução tecnológica”, avalia Alex.

Desde o início, a marca é sinônimo de inovação e excelência. Foi a primeira a lançar uma bateria em caixa plástica e a produzir baterias livres de manutenção. Além disso, é a pioneira na produção de baterias avançadas com a tecnologia EFB (Enhanced Flooded Battery) geração I e II e a deter, no mercado brasileiro, a tecnologia AGM (do inglês, Absorbent Glass Mat). A Heliar também saiu na frente, fabricando no país, a primeira bateria com tecnologia EFB para veículos pesados. Sua operação é totalmente sustentável pautada pela economia circular e 100% de reciclagem. Para cada bateria que sai nova de fábrica, uma bateria usada é reciclada, gerando matéria-prima para um novo ciclo.

A fábrica da Clarios no Brasil está localizada em Sorocaba (SP). Essa planta fabril produz baterias automotivas, para motos, veículos pesados (caminhões, ônibus e maquinários) e baterias estacionárias. Conta com 17 robôs em sua linha de produção e capacidade para produzir mais de 10 milhões de baterias.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Boom de Financiamentos: Brasil registra crescimento robusto no setor de Caminhões no primeiro trimestre de 2024

Próximo

FENATRAN Entra no Calendário de Eventos Estratégicos da Cidade de São Paulo