Do analógico ao digital: a evolução do atendimento ao cliente

Por: Carla Norcia

3 minutos de leitura

O mundo mudou. O mundo se modernizou. E com ele, o atendimento ao cliente.  Quem lembra quando comprava algum produto que estava “estragado” e você precisava ligar para o SAC da empresa, ou mandar um email? Isso ficou no passado e hoje já existem outras alternativas, sejam para reclamar ou mesmo para fazer uma compra.

Por telefone, por e-mail, nos perfis de redes sociais, via chatbot ou WhatsApp, as opções atuais para clientes e empresas manterem contato são diversas. Dá até para pedir comida por aplicativo, sem sair do sofá.  E mesmo com todo esse avanço tecnológico, o fator humano ainda é o mais valorizado no atendimento prestado por uma empresa. Quem diz isso é uma pesquisa feita pelo instituto Qualibest, que mostrou que 41% dos entrevistados detestam os atendimentos robotizados. Este levantamento também revelou que, independente de qual seja o canal, a preferência é sempre pelo atendimento humano, mesmo que seja nos meios digitais. Conforme a pesquisa, 51% das pessoas gostam de ser atendidas por uma pessoa em chat, 49% também aprovam o atendimento humano por WhatsApp/Telegram e 43% preferem o atendimento humano por telefone. Ou seja, #ForaChatbot.

Uma conquista dos consumidores modernos, o SAC é hoje mais do que um conjunto de canais de contato entre cliente e marca. É uma ótima forma de descobrir o que o consumidor final pensa e quer. Desta forma, a empresa fica mais perto de seu público, que aponta a direção das melhorias a serem feitas.  As redes sociais trazem hoje um feedback rápido e valoroso dos consumidores. Sendo assim, seja qual for o canal a ser usado e o motivo do atendimento (compra, reclamação, elogio ou sugestão), o SAC será sempre uma importante porta de entrada do consumidor para a empresa

Até um portal de reclamações hoje é referência na hora em que pessoas pesquisam a procedência de determinado produto ou marca. É uma honra, hoje em dia, para empresas que são eleitas com bom atendimento pós-venda, ou seja, na resolução de problemas, reclamações e atendimento ao cliente.

Você tem um canal para ouvir seus clientes? Não precisa começar com um chatbot, ainda que a tecnologia esteja a seu favor, você pode começar com uma linha telefônica, com o whatsapp, um link para contato no seu site, esses já serão um bom jeito de começar, o que não pode é ignorar o que o cliente tem a dizer, ok? Quer saber mais? me manda um oi e a gente conversa: carla.norcia@insighttrade.com.br

1 Comentário

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Semana Nacional do Trânsito: confira cinco dicas para a manutenção do carro

Próximo

As novas tendências no atendimento e relacionamento com o cliente