Gestão de Pessoas: pequenas empresas também podem (e devem) fazer

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Gerir uma empresa é fundamental para a sobrevivência de um negócio. São ações que devem ser feitas para se administrar o negócio, não importa o tamanho, em todas as suas áreas, promover a integração entre elas e a melhor utilização dos recursos disponíveis para atingir os objetivos planejados.

Dentro desta gestão, existe a GESTÃO de PESSOAS, e mesmo em uma pequena empresa ela é muito importante. Por que? Por que os negócios de pequeno porte têm equipe enxuta, investimentos minuciosamente calculados, estão com o cenário econômico complicado por causa da pandemia, além da necessidade de se manter no mercado e crescer.

Para enfrentar os desafios, a empresa precisa contar com seu grande ativo: os colaboradores. Mas para transformá-los em um diferencial competitivo é necessária uma gestão estratégica de recursos humanos.

Em uma empresa pequena, a produtividade e a qualidade de uma equipe engajada são essenciais para elevar a performance e lucratividade do seu negócio.

É muito importante promover ações para garantir que os funcionários exerçam suas atividades da melhor forma possível, aptos a transformar os objetivos da empresa em realidade.

Para isso, os colaboradores precisam ter condições intelectuais (conhecimento e competências), técnicas (ferramentas e equipamentos) e emocionais (motivação, satisfação e engajamento) para serem eficientes.

Como a gestão de pessoas pode produzir resultados?

Uma empresa precisa mobilizar os colaboradores para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Isso já começa na hora de recrutar e selecionar os colaboradores e grandes talentos. Além disso, trabalhar o desenvolvimento contínuo e a melhoria de performance dos contratados. 

Importante ficar atento quais aspectos de cada colaborador podem ser melhorados.

Por parte da empresa, alguns fatores são muito importantes para ajudar o trabalhador:

– tornar o ambiente de trabalho agradável e seguro;

– engajar os colaboradores no cumprimento dos objetivos da empresa;

– desafiar os trabalhadores, promovendo a melhoria na performance;

– promover a valorização e a satisfação do seu quadro de funcionários;

– incentivar o aperfeiçoamento constante

Com estas ações, a empresa garante melhoria na qualidade de vida, possibilidade de desenvolvimento profissional, sentimento de pertencimento e  engajamento dos colaboradores.

Lembre-se, é importante acompanhar as equipes de perto, realizar avaliações de desempenho e incentivar os líderes/supervisores a atuarem como mentores.

Quando a gestão de pessoas é bem feita, os resultados aparecem: empenho para executar as atividades com excelência, alta produtividade, desejo de aprender e melhorar a performance, além de disposição para fazer o melhor para satisfazer o cliente.

E você, como faz a gestão de pessoas da sua empresa?

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