Gestão de Pessoas: melhore o processo de contratação da sua oficina

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Se tem alguém que entende de gestão direcionada para oficina automotiva, essa pessoa é o Fábio Moraes, criador do sistema Ultracar, presente em milhares de oficinas em território nacional. Fábio também é palestrante no segmento de gestão para oficinas mecânicas, funilaria e pintura e empresas em gral do setor automotivo e, de verdade, ele sabe tudo sobre este segmento. Por isso, trouxemos dicas valiosas do Fábio para ajudar na hora de contratar funcionário para sua oficina. E por que? Porque a coisa mais importante da sua oficina não é seu equipamento nem sua localização: é a sua equipe, não importa se é composta por uma ou dez pessoas. Sua equipe é a base de sustentabilidade da oficina. Então, se você contratar mal, certamente vai refletir nos seus negócios e diretamente na sua empresa.

Segundo Fábio, a boa contratação tem que estar alinhada com a sua oficina. “Já presenciei contratação muito superficial, com o proprietário falando para o mecânico que vai avaliar três dias de trabalho antes de contratar. E é aí que começa o erro”, conta. Por isso, é importante não contratar somente pela parte técnica: normalmente contrata-se um funcionário pela competência mas o demite pelo comportamento.

Por isso, apontamos algumas dicas do especialista para você fazer uma boa contratação na sua oficina.

Conhecimento técnico.  Avalie a capacidade técnica do candidato. É fundamental alguém experiente e que saiba um mínimo da reparação para te ajudar nas necessidades operacionais da oficina.

Alinhado com a cultura organizacional da oficina: O candidato traz consigo a experiência dele dos outros lugares por onde trabalhou. Mostre a ele os valores da oficina e veja se ele está disposto trabalhar da forma que sua oficina trabalha. Por exemplo: antes de ir embora faz a limpeza e organização do local do trabalho.

Perfil comportamental. Na hora da entrevista você precisa prestar atenção e anotar algumas percepções de comportamento do candidato, que vai refletir em seu trabalho e atendimento, por exemplo, se ele sabe escutar, se ele sabe pedir sem mandar, se fala de cabeça baixa ou com soberba e por aí vai.

Analise o impacto da nova contratação na folha de pagamento e faturamento da oficina: Coloque na balança o aumento da produtividade e o aumento do custo. Algumas vezes a contratação nova não é necessária naquele momento e uma reorganização da equipe pode dar conta do trabalho. Ou ao contrário, a nova contratação trará mais faturamento, mais produtividade e mais lucro.

 Identifique o perfil dele, se é líder, aprendiz, corpo mole, competente, sabe-tudo, individualista ou veterano.   Funcionários com perfil de líder, competente e veterano são positivos para a produtividade e como espelho para aprendiz, que se desenvolve com bons exemplos. Imagina um novato que é influenciado por colaboradores do tipo sabe-tudo ou corpo mole… não seria legal para seu aprendizado.

Muito importante: não tenha pressa na contratação. É melhor trabalhar com menos gente do que contratar qualquer pessoa. Se contratar com pressa estará perdendo de tempo, dinheiro e produtividade.

Seguindo estas dicas a chance de uma boa contratação para sua oficina é enorme.

Fabio Moraes tem um canal no Youtube sobre Gestão de Oficina. Conheça: https://www.youtube.com/channel/UCBNdJUmqZRgaqlvw4MSVHwQ

Administrador, Consultor e especialista em gestão de empresas no setor automotivo, área em que atua há 30 anos.
É CEO da Ultracar, desenvolvedora do Software Ultracarweb e do IAA-Instituto da Administração Automotiva e Auditor do IQA-Instituto da Qualidade Automotiva.

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