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Mercado argentino de veículos pesados começa 2024 com queda nas vendas

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Em janeiro de 2024, a Argentina registrou a venda de 974 veículos comerciais pesados, marcando uma queda de 35,2% em comparação com as 1.502 unidades comercializadas no mesmo período do ano anterior. Apesar dessa redução, houve um crescimento de 55,8% em relação a dezembro de 2023, quando foram vendidas 625 unidades, segundo dados divulgados pela SIOMMA e Acara (Associação dos Concessionários de Automotores da República Argentina).

A incerteza em torno dos preços dos veículos, devido à espera por mudanças nos tributos internos oficializados apenas na fase final do mês, foi apontada como o fator determinante para a queda nas vendas em janeiro. Esse atraso no anúncio levou os clientes a adiarem suas compras até a segunda quinzena, resultando na falta de oportunidade para a recuperação das vendas perdidas. Além disso, a atual crise econômica na Argentina também teve influência negativa no nível de comercialização.

No cenário das marcas, a Mercedes-Benz começou o ano liderando as vendas, superando a IVECO, que dominou o mercado argentino no ano anterior. No primeiro mês de 2024, a Mercedes-Benz vendeu quase o dobro da IVECO, com 485 unidades contra 258 da marca italiana. A Scania ficou em terceiro lugar, com 72 veículos, seguida pela Volkswagen, com 47, e pela Agrale, com 45 unidades.

Quanto aos modelos mais vendidos, a Mercedes-Benz ocupou oito das dez primeiras posições, com destaque para os caminhões Atego 1729 S (77 unidades), Accelo 815 (48 unidades), chassi de ônibus OF 1621 (43), chassi de ônibus O500 (41), Accelo 1016 (36), Atego 1721 (36), Atego 1729 (33), e Atego 1726 (28 unidades). A IVECO obteve o segundo e oitavo lugares com, respectivamente, os caminhões 170 E (56 unidades) e STRALIS (36).

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