O mercado de reposição espanhol solicita regulamentação específica para o carro na Lei Europeia de Dados

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A AFCAR Espanha, entidade a que pertence a CETRAA, Confederação Espanhola de Reparação de Veículos, apresentou esta semana os seus contributos para a UE na primeira fase de recolha de comentários sobre o ambicioso projeto regulatório da Data Act, um quadro multissetorial de regulação de dados a nível europeu nível.

Em linha com as posições da AFCAR Europe, o grande grupo de associações espanholas reunidas em torno da AFCAR Espanha, aplaude a posição inicial de considerar o utilizador/consumidor como proprietário dos seus dados gerados, incluindo a atribuição de uso aos seus fornecedores, o que implica a escolha livre de serviços pós-venda quando o seu veículo precisar.

A AFCAR Espanha, grupo de trabalho que inclui 16 associações ligadas ao mundo do Aftermarket (ver lista no final deste documento), entregou esta semana à União Europeia um relatório de posição completo sobre o projeto Data Law, tornado público no passado mês de fevereiro com a objetivo de regular a utilização dos dados gerados na UE em todos os setores econômicos e o seu acesso aos mesmos. 

Conforme afirmado pela Comissão Europeia na apresentação do documento base, a Lei de Dados visa garantir a equidade no ambiente digital, estimular um mercado de dados competitivo, oferecer oportunidades para as empresas e tornar os dados mais acessíveis a todos, evitando seu controle por grandes operadoras . Desta forma, a UE considera que uma regulamentação justa do acesso aos dados conduzirá a serviços novos, inovadores e com preços mais competitivos para serviços pós-venda e reparação de objetos ligados, incluindo automóveis. Esta última componente horizontal da estratégia de dados da Comissão desempenhará um papel fundamental na transformação digital, em consonância com os objetivos digitais para 2030.

Em linha com a posição da AFCAR Europe, a AFCAR Espanha entregou um documento de nove páginas no qual apoia plenamente “o princípio da soberania dos dados dos usuários de produtos conectados, incluindo o direito de ceder acesso aos dados gerados para o uso de seus produtos para provedores de serviços terceirizados que eles escolherem. Isso afeta diretamente a manutenção e reparação de veículos e todos os serviços relacionados com esta atividade, maioritariamente geridos por PME e micro-PME que querem ver garantido o seu direito de continuar a trabalhar num mercado de livre concorrência e impedir grandes operadores, como grandes empresas tecnológicas ou os próprios fabricantes de veículos, podem usufruir de posições dominantes no mercado.

Embora as disposições da Lei de Dados sejam muito bem-vindas, a AFCAR Europa e a AFCAR Espanha vão um pouco mais longe e consideram que a complexidade do setor automóvel exige legislação específica para este setor, regulamentos próprios que apoiem e complementem a aplicação dos princípios consagrados no padrão-quadro europeu. Ou seja, medidas legais e técnicas específicas para a indústria automotiva, como acesso às funções do veículo ou à interface homem-máquina). Com a atual proposta da União Europeia, ambas as organizações consideram que há muito espaço para interpretação em questões técnicas de grande alcance, o que gera insegurança jurídica e alto risco de litígio.

A AFCAR Espanha considera que com o seu posicionamento defende todos os players que competem no mercado pós-venda, incluindo os ligados aos fabricantes de veículos, uma vez que está empenhada na continuidade dos serviços multimarca que prestam aos seus clientes, por exemplo , em operações do VO ou áreas de carroceria.

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