O que o ano de 2022 espera do marketing digital e de conteúdo

A pandemia trouxe investimentos em marketing digital mudando o estilo de vida

3 minutos de leitura

Mais um ano começou. Tivemos um 2021 ainda em realidade de pandemia, com menos contato presencial, e um mundo digital agitadíssimo, e crescendo.

Como já disse em outros textos, a pandemia elevou os investimentos em marketing digital e mudou o comportamento dos consumidores, que se acostumaram a trabalhar de casa, fazer as compras sentados no sofá, reuniões e aulas virtuais etc.

Segundo projeções, haverá um crescimento médio de 14,7% nos investimentos de marketing digital para os próximos 12 meses, comparado com apenas 5% no marketing offline, sendo eles: otimização do site (77,4%), mídia paga e SEO (69%), data analytics e IA (65,7%), plataformas digitais e outras tecnologias (61,6%).

Preferência por digital

Um estudo determinou que 83% dos CEOs pretendem aumentar investimentos no digital e apenas 46% pensam em aumentar investimento de marketing de modo geral, confirmando um redirecionamento dos gastos em marketing offline para online. Outra tendência é ampliar as responsabilidades do profissional de marketing, que passa a ter maior interação com outras áreas da empresa e mais responsabilidades de gestão, coordenando as atividades digitais entre as áreas. 

Se os investimentos em marketing digital devem crescer para acompanhar as tendências de mercado, como direcionar este dinheiro em ações com resultados efetivos? O foco deve estar no conteúdo em 2022, mas em formatos com mais popularidade. Vídeos curtos, em novas plataformas como TikTok, foram sucesso em 2021 e devem receber ainda mais atenção dos consumidores em 2022. Outro método que se consolida é o conteúdo ao vivo nas redes sociais. Podcasts também estão com um aumento crescente. Assim como a praticidade foi achada nos e-commerces, o mesmo aconteceu com os podcasts.

O novo nome “Meta” que o Facebook escolheu para sua empresa, é um prenúncio do que está por vir. O conceito de metaverso – um universo digital – entrou em cena em 2021 e logo vai dar as caras no mundo dos negócios.

Digital sim, offline também

Com o “controle” da pandemia – avanços científicos em vacinas e tratamentos para COVID-19 -além do crescimento no marketing digital, também haverá um avanço no marketing de estratégias voltadas ao marketing de experiência. Isso porque depois de anos de confinamento as pessoas querem mais contato, e isso vai se estender ao momento de compra. Proporcionar momentos marcantes para seus clientes é benéfico para qualquer marca.

Resumindo, mesmo que a pandemia tenha acelerado o crescimento do marketing digital, espero que haja a ampliação do offline, tanto no mercado quanto na vida, em 2022. E claro, conte com a Insight para qualquer modalidade de marketing.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

ZF Aftermarket terá série sobre carros elétricos no Amigo Bom de Peça

Próximo

Parcial de janeiro: vendas de veículos leves recuam 27,92%