Pix em período de teste: primeiras transações começam hoje

/
3 minutos de leitura

Oficialmente, serviço revolucionário chega no dia 16

Começa hoje, dia 13, o período de teste do novo meio de pagamento que vai operar de forma instantânea, conhecido como Pix. O Banco Central selecionou alguns clientes das 762 instituições já aprovadas para trabalhar com o sistema.  E a partir do dia 16 de novembro, a novidade estará disponível para todos os interessados.

PIX é uma maneira nova e muito mais fácil e ágil de pagar e receber dinheiro, criado pelo Banco Central. A transferência via Pix é feita por aplicativo de celular, demora até dez segundos – sim, segundos – para ser efetivada e pode ser feita por e para qualquer instituição financeira (que tenha se cadastrado no sistema)– seja um grande banco, seja uma conta digital. 

As taxas são menores do que as praticadas hoje em dia e o melhor, podem ser feitas em qualquer horário: funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano. O assessor financeiro Luiz Ricardo Gatti , CEO da Gama Process Auditoria e Consultoria, aponta pelo menos duas vantagens na nova ferramenta financeira. A primeira vantagem é na agilidade. As empresas e os clientes não vão mais precisar respeitar horários de transação bancária, bem como regras de valores. A outra vantagem – e não menos importante  – é a redução de custo. Não haverá mais a dependência da maquininha. É um cenário mais favorável e inclusivo. Para Gatti, no futuro isso se transformará em crédito, tendo  operações estruturadas geradas a  partir da movimentação de Pix. Por exemplo, da mesma forma que se faz rastreamento de um cliente com base nos seus pagamento e recebimentos, o fluxo de Pix que o cliente tem provavelmente será usado como score de crédito e pontualidade. Vai melhorar os ratings de crédito, os scores dos bureaus, como Serasa, serão impactados também, porque um dos indicadores é a  pontualidade do financeiro, a acuracidade do seu contas a receber e qualidade do contas a pagar. “Os empreendedores vão ter facilidade para transitar e transferir recursos. Além disso vão ter o ganho de custo por ser mais barato  e facilidade de fazer onde estiver, apenas com celular e CPF ou email, do recebedor”, esclarece o consultor. “Nós, como prestadores de serviço do sistema financeiro, enxergamos o Pix como ferramenta de inclusão, redução de custo e melhoria de serviços, porque desburocrati za e facilita a vida dos empreendedores”, completa.

Não importa se sua empresa ou oficina é pequena, média ou grande. Cadastre sua chave Pix e tire suas dúvidas na sua instituição financeira. Prepare-se para o futuro.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Lugar de mulher é onde ela bem entender. E aqui hoje, é na oficina!

Próximo

Monroe lança peças para linhas leve e pesada no mercado de reposição