Super quarta e a inflação pelo mundo

/
1 minuto de leitura

Amanhã, quarta-feira dia 04/05, o Banco Central do Brasil se reúne para definir a nova taxa de juros da economia brasileira.

Hoje em 11,75% ao ano, de acordo com as expectativas do mercado, a taxa Selic deve subir mais 1%.

Selic elevada, Ibovespa em baixa. Investidores atraídos pelas altas taxas de juros da renda fixa acabam diminuindo suas posições em renda variável exatamente pela busca de menor exposição ao risco e melhores rendimentos nos títulos de renda fixa.

Mas este movimento não ocorre apenas no Brasil. Nos EUA, considerado uma das maiores economias do mundo e um dos países mais seguros para se investir, a situação não é diferente.

Com a maior inflação vista nos últimos 40 anos, o FED, banco central americano, também se reunirá nesta quarta-feira para decidir o rumo da taxa de juros da economia.

Este aumento faz com que investidores estrangeiros que antes buscavam oportunidades nos países subdesenvolvidos, migrem seus recursos para os títulos americanos.

E a consequência desta saída de recursos do país é a alta do dólar frente ao real.

Esse é um momento de muita cautela na hora de assumir riscos nos investimentos ou mesmo de assumir novos contratos de crédito que devem ter suas taxas de juros elevadas também.

Economista, Planejadora Financeira CFP®️ – Certified Financial Planner, Consultora de Investimentos CVM, pós-graduada em Negócios Bancários (FGV-SP) e em Psicologia Positiva (PUC-RS). Possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando nos maiores bancos do país.

3 Comentários

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Recorde de endividamento: como as empresas podem reduzir a falta de pagamento

Próximo

Fiat segue na liderança do mercado nacional e Pulse é o SUV mais vendido do Brasil