Apta ao Euro VI, Cummins Brasil apresenta inovações tecnológicas

//
5 minutos de leitura

Detentora de tecnologias e competência técnica para desenvolver a integração da solução completa (motores, filtros, turbos compressores e sistemas de pós-tratamento)  para a fase Euro VI/ Proconve P8, prevista a partir de 2022/2023, a Cummins Brasil apresentou na Fenatran suas inovações em contribuição com a sociedade e meio ambiente. Os investimentos em todo o projeto Euro VI no País já somam R$ 170 milhões. “Certamente é um dos marcos mais importantes na história da Cummins no País em ano que celebramos 5 décadas de operação. Estamos preparados, temos expertise e, mesmo nos beneficiando dos desenvolvimentos lá fora, mantivemos os engenheiros trabalhando no Euro VI em nossa região durante a crise e de forma dedicada”, diz Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.
 
Ainda segundo o presidente, “neste período também investimos em nossa fábrica de Guarulhos com o projeto Plant Transformation, incluindo mudanças significativas no contexto da Indústria 4.0, além da inauguração da nova linha de produção da Cummins Emission Solutions (CES), líder global na concepção, fabricação e integração de tecnologia e soluções de pós-tratamento de gases de escape”, afirma Rishi.

 
Soluções Euro VI CES – As grandes transformações tecnológicas da Cummins para o atendimento às normas do Conama (do Euro V para Euro VI, houve uma redução de cerca de 77% de NOx e de aproximadamente 66% de material particulado) integram os sistemas U Module e Single Module.  
 
Altamente flexível, compacto e de baixo peso (60% menor e 40% mais leve quando comparado aos sistemas que atendem ao mesmo nível de emissões), cada um é composto por quatro módulos – Catalisador de Oxidação de Partículas (DOC), Filtro de Particulado Derivado do Diesel (DPF), Misturador de Gases e Partículas de Ureia (Mixer) e o Catalisador de Redução de NOx (SCR) e traz como grande diferencial da indústria a patente modular.
 
O Single Module faz o uso de materiais tecnologicamente avançados, o que resultou no baixo peso e um produto compacto, de fácil adequação aos projetos das montadoras. Sua manufatura com isolantes térmicos favorece também a alta eficiência térmica e de conversão de gases do sistema, além de alta eficiência na redução de ruídos.
 
Já o sistema U Module, desenvolvido pela CES para caminhões de alta potência (motores acima de 8.9 litros), foi projetado em formato em U para ser instalado na lateral do equipamento, sendo a principal alteração deste produto o Misturador de Gases e Partículas de Ureia (Mixer), de linear para helicoidal, contribuindo com o design do veículo.
 
Novas linhas CES – Em área dedicada de 2 mil m2, a Cummins Emission Solutions inaugurou a primeira linha de produção dos sistemas de pós-tratamento Euro VI. Com estrutura moderna e integrada à planta de motores da Cummins Brasil, a nova linha das plataformas U Module e Single Module, de baixo volume, tem capacidade de produção de 9 mil peças por ano.
 
De acordo com Elba Morais, gerente de Operações da CES, “a estratégia da Cummins Brasil contempla o lançamento da segunda linha, de alto volume, prevista para outubro de 2022, com capacidade de 22 mil unidades/ano considerando 2 turnos”.

Plataforma de motores Euro VI –  As soluções da Cummins Brasil para o Euro VI trazem avanços significativos em toda a gama de motores, com novo sistema de calibração para melhorar a eficiência e garantir o controle de emissões, realizado por meio da atualização da eletrônica embarcada.
  
 A líder em tecnologia estreia nova plataforma de motores eletrônicos Euro VI (2.8, 3.8, 4.5, 6.7, 9, 12 e 15 litros), além das opções a gás (9, 12 e 15 litros), de classe Premium.

Para a chegada dos motores Euro VI, a Cummins Brasil também investiu em nacionalização juntamente com seus clientes para reduzir eventuais riscos no processo produtivo.  A previsão é de que a Cummins tenha mais de 50% de índice de nacionalização em seus motores, invertendo proporção anterior, que era mais favorável aos componentes importados.
 .

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

25 Horas de Interlagos, da redação para o cockpit do Ford Corcel

Próximo

ZF e CATL: parceria em favor da mobilidade elétrica e armazenamento de energia