Mesmo com suspensão de fábricas, vendas em março superam fevereiro no setor de automóveis e comerciais leves

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As projeções de crescimento para o trimestre foram prejudicadas pela escassez de peças e pelo agravamento da pandemia, algumas marcas foram obrigadas a suspender a produção pela falta dos semicondutores, a industria prevê que somente no terceiro trimestre esse problema será resolvido.

O setor de automóveis e comercias leves encerra o mês de março com 176.992 unidades vendidas, representando um crescimento em relação ao mês anterior de 11,85%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior o setor registra um crescimento de 13,59%.

As vendas acumuladas totalizam no trimestre 497.779 unidades, anotando uma queda nas vendas de 6,53%.

As vendas no varejo tiveram uma participação no mês de 55%, representando um crescimento de 8,12% em comparação com o mês de março de 2020, já o atacado fechou com 45% de participação, anotando uma queda de 8,41%, parcialmente justificada pela longa fila de espera das locadoras.

A demanda por automóveis e comercias leves continua em alta, temos lançamentos de produtos feitos em março com longas filas de espera, fora o atraso nas entregas de veículos para as locadoras. Infelizmente apenas algumas marcas estão conseguindo aproveitar esse ciclo, a falta de estoques e as dificuldades em aumentar a produção vão com certeza comprometer os resultados financeiros e futuros investimentos.

A Fiat encerra o trimestre na liderança, a marca italiana registrou um crescimento nas vendas acumuladas de 34,54%, seu principal modelo de vendas ficou com a primeira posição no ranking do mês e nas vendas acumuladas, a marca registrou um ganho de participação de mercado de 43,94%, saindo de 14,30% de market share no 1º trimestre de 2020 para 20,58%.

A VW conseguiu recuperar parcialmente as perdas no primeiro bimestre do ano, encerrando o mês de março com um crescimento nas vendas acumuladas de 0,54% e um ganho de participação de mercado de 7,56%, fechando o trimestre com 17,28% de market share.

A GM fecha o trimestre com sua pior participação de mercado dos últimos 15 anos, a paralisação da produção do seu principal modelo de vendas justificam parcialmente o resultado, a falta de semicondutores deve manter a interrupção da produção do Onix até junho. A marca anunciou no início do ano que investirá no Brasil R$10 bilhões até o ano de 2024, o que demonstra a grande importância do nosso mercado para a sua estratégia de crescimento global.

A Hyundai fecha o trimestre na 4ª posição, registrando um crescimento nas vendas acumuladas de 9,76%, a marca coreana tem demonstrado que não está sendo afetada pela falta dos semicondutores, mas assim como outras marcas, sua produção continua limitadaas restrições impostas pela pandemia.

Outro destaque do trimestre entre as marcas de volume e a Jeep, a empresa registrou um crescimento no trimestre de 29,12%.

Entre as marcas Premium o destaque do trimestre fica com a BMW registrando um crescimento de 11,12% e a Volvo anotando um crescimento de 5,72%.

Já no segundo escalão destacamos o bom resultado da Peugeot, a marca que encerrou 2020 com uma queda de 37%, fecha o trimestre com um crescimento de 34,53%.

O setor tem muito pouco o que comemorar nesse fechamento de trimestre, principalmente pela passividade dos Governos Federais e Estaduais em implementar medidas que protejam a nossa industria de transformação. O aumento nos custos, a escassez de peças e a ociosidade produtiva, deveriam ser um cenário ideal para que o poder executivo rever a forte carga tributária, infelizmente estamos presenciando Governos Estaduais aumento alíquotas.

Outras análises serão realizadas após o fechamento da Fenabrave.

Os dados são prévios e estão sujeitos a pequenas variações.

No ranking de modelos a liderança do mês e do acumulado ficou com a Fiat/Strada, o comercial leve registrou um crescimento de 87,36%.

A segunda posição do mês ficou com o HB20, no acumulado o modelo ocupa a terceira posição.

O GM/Onix fecha o trio dos mais vendidos, a forte queda de 38,97% é parcialmente justificada pela interrupção na produção pela falta dos semicondutores.

No sub segmento de SUVs a liderança do mês ficou a GM/Tracker, seguido pelo Jeep/Renagade e o Hyundai/Creta. Este segmento terá várias novidades em 2021, devendo liderar as vendas no ano.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

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