Os impactos da Taxa Selic no seu bolso

/
2 minutos de leitura

Em setembro, o IPCA, índice oficial de inflação da economia brasileira, acumulou alta de 10,25% nos últimos 12 meses.

Alimentos e combustível foram os maiores vilões e impactaram diretamente o bolso de todos nós consumidores.

Para conter a alta dos preços e consequentemente da inflação, o Banco Central vem elevando gradualmente a taxa SELIC, que é a taxa de juros oficial da economia.

A taxa que era de 2% ao ano em janeiro deste ano, hoje está em 6,25% e tem perspectiva de chegar em 8,25% em dezembro.

A elevação da taxa SELIC gera um impacto direto no crédito que fica mais caro. Dessa forma, o consumo tende a diminuir gerando um desaquecimento na economia e tendência de queda na inflação.

Já para os investidores, significa um maior rendimento em suas aplicações principalmente na renda fixa que ficou de lado nos últimos 2 anos.

O que fazer neste cenário?

Evitar as linhas de crédito mais caras como cheque especial e rotativo do cartão e buscar opções de financiamentos mais baratos como os créditos com garantia de imóvel ou veículo que além de juros menores, possuem um prazo maior para pagamento.

Para os investidores, analisar a finalidade do recurso e aproveitar o momento para investir nos títulos de renda fixa de prazos mais longo como alguns CDBs, LCIs, LCAs ou mesmo nos títulos do Tesouro Direto que, para prazos superiores de 3 anos, chegaram a pagar uma rentabilidade superior a 12% ao ano na última semana.

Ter um orçamento organizado e um planejamento de metas e objetivos bem claros, também pode ajudar na tomada de decisão, seja para uma linha de crédito ou para um investimento.

Economista, Planejadora Financeira CFP®️ – Certified Financial Planner, Consultora de Investimentos CVM, pós-graduada em Negócios Bancários (FGV-SP) e em Psicologia Positiva (PUC-RS). Possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando nos maiores bancos do país.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Toyota celebra marca de 25 mil veículos híbridos flex comercializados no Brasil

Próximo

Jeep Compass Limited Diesel - o SUV 4x4 mais vendido do Brasil evoluiu quanto?