Você já se preparou para as despesas de fim de ano?

//
7 minutos de leitura

Final de ano chegando e começam os preparativos para o Natal, Ano Novo, férias e as famosas contas que deixam um caos no nosso orçamento.

Depois de um ano de muito trabalho e principalmente de pandemia, você já deve estar pensando qual será o destino das suas próximas férias, não é mesmo?

Mas, ao mesmo tempo que a vontade de sair e de se divertir é grande, as preocupações com o orçamento também são.

Não foi um ano fácil, faturamento apertado, muitas pessoas perdendo seus empregos, o estica e puxa no orçamento começou junto com a pandemia e foi difícil chegar até aqui, eu sei…

Mas se você sobreviveu aos momentos mais difíceis chegou a hora de se planejar para ter um final de ano tranquilo e começar o ano com as contas organizadas.

Como se organizar financeiramente e não sair gastando mais do que deveria?

A primeira etapa é fazer um planejamento de todos os compromissos financeiros e planejar bem os gastos das festas e das férias.

1.            Presentes:

Quem vai ganhar presente? Qual o limite de gastos para cada um? Seria possível fazer um amigo secreto?

Essa é uma dica que além de divertida pode gerar uma boa economia para toda a família. Se não for possível fazer o amigo secreto, estabeleça um limite de gastos para cada pessoa presenteada e use a criatividade para não estourar o orçamento.

2.            Festa de Natal e Ano Novo:

Ter o cardápio pronto para a ceia de Natal e Ano Novo também é uma forma de gerar uma grande economia. Se a família for se reunir, melhor ainda, façam juntos o cardápio e combine o que cada um vai trazer. Combine também que cada família traga a bebida que gosta e vai consumir, assim não fica pesado para ninguém e evita aquele desconforto daqueles que bebem pouco pagar por aqueles que bebem muito. Todos se divertem com economia.

3.            Planeje antecipadamente as férias com a família:

Sabemos que Natal, Ano Novo e férias de verão são as épocas mais caras e mais concorridas para as viagens. Será que fazer as festas de final de ano em casa ou na casa de amigos e deixar aquela viagem dos sonhos para uma época mais barata não é melhor?

Além da economia, você ainda terá a tranquilidade de não ficar parado no trânsito das estradas e de não passar as férias em hotéis e praias lotadas. Casas de temporada também podem ser uma boa opção, apesar de mais caras nesta época podem ser alugadas por 2 ou 3 famílias e vocês podem economizar dividindo esta conta.

4.            Contas do início de ano:

Estas são aquelas despesas que não tem como fugir: IPTU, IPVA, matrícula da escola, uniforme e material escolar, são despesas que acontecem todos os anos e não são surpresa para ninguém!

Sempre recomendo aos meus clientes nas consultorias que planejem estas despesas durante o ano, pois guardando um pequeno valor todos os meses você conseguirá pagar à vista e com desconto.

Mas se você ainda não se planejou a dica é: anote tudo o que precisa pagar, o valor à vista e o valor parcelado. Veja qual das 2 formas cabe no seu orçamento e inclua o valor destas parcelas no seu compromisso mensal.

Faça pesquisa de preços na hora de comprar o material escolar, você pode ter uma economia de 15 a 20% aqui.

Procure nos grupos de desapego da escola uniforme de outros alunos em boas condições, crianças crescem muito rápido e a compra de uniforme ou mesmo de livros nos grupos de desapego podem gerar uma grande economia.

5.            Evite parcelamento no cartão de crédito:

Presentes, mercado e pequenas despesas não devem ser parceladas. Pequenos valores quando acumulados podem ser um grande problema o resto do ano. Só parcele aquilo que realmente não conseguirá pagar à vista, como os impostos por exemplo. O restante das despesas calcule e limite um valor de gasto que não prejudique seu orçamento no próximo ano.

6.            Tenha prioridades:

Eu sei que a família passou o ano inteiro esperando a pandemia melhorar para fazer todos os passeios e viagens que não fizeram. Mas antes de sair gastando sem se programar, entenda o que é prioridade para a sua família.

Ter férias maravilhosas e gastar como se não houvesse o amanhã, ou ter controle agora e planejar a tão sonhada férias de uma forma tranquila e que caiba no seu orçamento? Férias mal planejadas podem comprometer sua vida financeira por um bom tempo!

Se você conseguir colocar tudo o que falamos em prática e fizer um planejamento financeiro de qualidade para ter uma vida financeira tranquila, sem dúvidas poderá usufruir com a família e ainda evitar muitas dores de cabeça e noites mal dormidas.

Se precisar de ajuda para se organizar, conte com a consultoria de um Planejador Financeiro profissional.

Economista, Planejadora Financeira CFP®️ – Certified Financial Planner, Consultora de Investimentos CVM, pós-graduada em Negócios Bancários (FGV-SP) e em Psicologia Positiva (PUC-RS). Possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando nos maiores bancos do país.

1 Comentário

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Como separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal

Próximo

Fina Explica: Reserva de Emergência x Reserva para Pagar Contas