1ª quinzena de agosto fecha com 78.036 vendas de autos e leves, média diária cai para 7.094 unidades

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Por Marcelo Cavalcante

A 1.ª quinzena de agosto fechou com 78.036 unidades, esse volume representa uma queda de 30,46% em relação ao mês de julho e um avanço de 2,13% na comparação com o ano de 2022.

A média diária de vendas que fechou a primeira semana com 8.666 unidades, encerra a quinzena com a média de 7.094 veículos, os concessionários e revendas seguem relatando queda nos volumes de novos negócios, fluxos de lojas e de geração de leads.

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As vendas no varejo participaram na quinzena com 56,10% do volume emplacado, anotando uma queda de 31,70% em relação ao mês anterior e as vendas diretas participaram com 43,90%, registrando uma queda no volume de 29%.

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A média diária de vendas está projetando um volume mensal entre 180 mil até 187 mil unidades, destacamos o baixo volume de emplacamentos nos últimos três dias no Estado de Minas Gerais, um indicativo de queda nas vendas para o setor de locação ou desajuste nas entregas, o volume parcial é 39% abaixo do realizado na quinzena de julho.

No acumulado do ano já foram vendidos 1.228.264 unidades, esse volume representa um crescimento de 11,97% em relação ao mês anterior e uma queda de 22,31% quando comparado com o período pré-pandemia.

RANKING PARCIAL DE MARCAS 

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COMPARATIVO VENDAS DE MARCAS, MENSAL E ACUMULADO

A Fiat segue tranquila na liderança do mês e do acumulado do ano, na quinzena a marca vendeu 17.118 unidades, anotando uma queda de 25,46% ante o mês de julho, no acumulado já foram vendidas 268.411 unidades, sua vantagem para o segundo colocado é de 77.196 unidades, suas vendas totais cresceram 11,79% em relação ao mês anterior e 23,26% ante o período pré-pandemia.

Na segunda posição temos a VW com 11.214 unidades, seu volume mensal apresenta queda de 46,32% ante o mês de julho, no acumulado a marca segue na segunda posição.

A GM fecha o trio das marcas de volume com 11.080 unidades vendidas, anotando uma queda de 30,70% ante o mês anterior, no acumulado a marca segue na terceira posição.

As marcas Premium venderam na quinzena 1.780 unidades o que representa uma queda de 2,14% em relação ao mês anterior, no acumulado do ano já foram vendidos 27.374 veículos, o que representa um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. A BMW segue na liderança com 8.157 unidades, seguida pela Volvo com 4.960 veículos e fecha o trio a Audi com 3.526 veículos.

Os entraves do setor permanecem os mesmos, preços altos, queda no poder de compra e taxas de juros elevadas. A ressaca pós MP1175 já era esperada, mas preocupa a queda acentuada na média diária de vendas de veículos novos e os relatos de aumento na recusa de crédito.

Estamos com uma pesquisa em aberto no linkedin da expectativa dos profissionais do setor para a segunda quinzena, 41% acreditam que as vendas vão crescer, 40% votaram que a 2ª quinzena será pior que a primeira e 19% informaram dificuldades para uma projeção adequada.

RANKING PARCIAL DE MODELOS

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RANKING DE MODELOS

A Fiat/Strada lidera as vendas da parcial com 5.559 unidades, no acumulado do ano o modelo permanece na primeira posição com 66.015 unidades.

A segunda posição na quinzena é do VW/Polo com 8.012 unidades, seu volume recua 57,80% ante o mês anterior, no acumulado do ano ele assume por pequena vantagem a vice-liderança.

Na terceira posição temos o GM/Onix com 6.301 unidades, seu volume recua 52,69% ante o mês anterior, no acumulado ele está na terceira posição.

Outras análises serão feitas durante a semana.

 Boa Leitura.

GRÁFICO ADICIONAL

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O Estado de São Paulo está liderando as vendas da primeira quinzena com 20.805 unidades, seu volume anota uma queda de 40,35% em relação ao mês anterior, suas vendas totais são de 321.643 veículos. A marca mais vendida para os paulistas na parcial de agosto é a VW com 3.995 unidades, no acumulado a VW também é líder no Estado com 80.200 unidades vendidas.

Minas Gerais está registrando uma participação de mercado na quinzena de 16,23% e uma queda nas vendas de 38,83%, o Estado registrou três dias com emplacamentos muito abaixo da média, sendo um indicativo de queda nos registros de venda para o setor de locação. O marca mais vendida para os Mineiros ou melhor para as locadoras é a Fiat, com 3.935 unidades, no acumulada a Fiat já vendeu em Minas 93.500 unidades.

O Paraná fecha o trio dos Estados com 5.501 unidades e queda abaixo da média de 13,66%, a marca mais vendida na quinzena é a VW com 1.025 unidades, no acumulado a VW lidera com 16.235 veículos.

A região sudeste está registrando uma queda na quinzena em relação ao mês anterior de 38,21%, o Nordeste recua 24,02%, o Norte cai 22,21%, o Centro-Oeste recua 20,74% e a região Sul cai apenas 15,80%.

A região sudeste tem grande participação do seu faturamento na modalidade de vendas diretas, mais uma vez o setor de locação deve ser o salvador do mês de agosto.

Outras análises você encontra em nosso artigo de vendas por Estados.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

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