Manual do proprietário, importante equipamento, a cada dia menos utilizado

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Quantas vezes você consultou o manual do proprietário do seu carro? Aliás, quando foi a última vez que procurou o livreto no seu porta-luvas? E aproveite para conhecê-lo antes que suma e passe a estar disponível apenas na internet.

Cada vez menos mencionado e acessado, o manual do proprietário é importante documento que faz parte dos veículos. Idealizado para servir de orientação aos motoristas que os conduzem contém todas as informações sobre o funcionamento dos itens do veículo e também como devem se comportar para que possam prestar o melhor serviço e ajudá-los a estender o prazer que oferecem nos deslocamentos.

É importante salientar que o manual do proprietário não é um item para ficar guardado e esquecido no porta-luvas e somente contar com uma breve leitura quando ocorre algum problema imprevisto. Não. Quando uma pessoa adquire um veículo deve incluir a sua leitura entre as ações para melhor conhecer e desfrutar de suas características.

Por mais absurdo que possa parecer a minha fala, cada dia é mais importante que o usuário utilize e consulte o manual do proprietário porque os carros de hoje possuem muito mais equipamentos eletrônicos e tecnologias do que os veículos de 10 ou 20 anos atrás.

Alguns desses equipamentos entram em operação sem qualquer intervenção do motorista, como start-and-stop, mas mesmo o piloto automático varia de montadora para montadora ou até mesmo de modelo para modelo e requer alguns instantes de atenção para que se aprenda como usá-lo.

Mas outros demandam explicação para a correta e assertiva utilização, como os sistemas Parking Assist de estacionamento automático, Lane Assist de alerta de mudança de faixa, Brake Assist de frenagem de emergência quando o carro se aproxima de outro que vai à frente ou de um obstáculo, evitando a colisão.

Todos esses sistemas são itens de condução semiautônoma que a cada dia estarão mais presentes nos veículos pela segurança e bem-estar que proporcionam para prevenção e redução de acidentes.

Muitos trabalham interligados e funcionam por meio de câmeras e radar, monitorando a presença de obstáculos, veículos e até pedestres e ciclistas ao redor do veículo.

Quer um exemplo de como o manual do proprietário pode ajudar? Recentemente um dos meus filhos viajou para o exterior e alugou um carro convencional. Mas na hora da retirada do veículo, a locadora forneceu um modelo superior e com tecnologia híbrida.

No momento de sair com o veículo do pátio da locadora, o carro simplesmente não conseguiu sair do lugar, porque meu filho não achou a alavanca de câmbio para acionar o D de drive. Ela não estava no console central, como nos habituamos a ver. Estava na coluna de direção de maneira discreta na posição na qual hoje acionamos o limpador do para-brisa e do vidro traseiro.

Nessa mesma viagem, o sistema de Lane Assist não somente alertava sobre a mudança de faixa como freava o veículo o que causou surpresa e susto aos ocupantes.

O painel de instrumentos também informava a velocidade permitida em cada trecho das estradas e a mudança era automática e imediata. Assim que passava pela placa de 90 km/h, a informação era mostrada no painel. E se a velocidade permitida mudasse para 70, o visor no painel mudava imediatamente. Até em trechos com equipe de reparos trabalhando, a velocidade menor era mostrada no painel.

Quanta modernidade!

Pela fundamental importância que o manual do proprietário sempre teve em minha vida, recorri à ajuda de um companheiro de trabalho, Nelson Luiz Otti, engenheiro que começou a trabalhar na elaboração dos manuais de proprietário no Departamento de Serviços da Ford, desde 1997, quando deu início a uma série de edições que tiveram início com o Ford Fiesta e, pelo nível de qualidade que deu ao manual, foi promovido ao comando da produção desse importante documento com a série formada pelas pick-ups Courier, todos os Ford Escort a partir de 1997, Ford Ka 1997, Ranger, Novo Fiesta os importados Ford Taurus, Explorer, Mondeo e outros modelos seguintes, EcoSport, Focus e veículos comerciais como as pick-ups F-250 e F-350 e os caminhões F-4000 e Ford Cargo. No total, Nelson Otti foi responsável por uma série de 14 edições de manuais de proprietário.

Extremamente rigoroso no cuidado com as informações que recebe e transmite para que tudo seja perfeito, Nelson Otti considera o manual do proprietário um importante item porque ajuda os motoristas conhecer as peculiaridades de cada modelo, os itens de manutenção, cuidados com o veículo e a sua condução, seu uso adequado, detalhes técnicos, como proceder com a simples troca de lâmpadas, fusíveis, alinhamento de direção, balanceamento das rodas, períodos de troca de óleo e reabastecimento de combustíveis, o que é coberto pela garantia e o que passa a ser de responsabilidade do proprietário.

Nelson Luiz Otti considera a edição de um manual do proprietário um trabalho gratificante e que deve ter a sua produção por pessoas que amem veículos, que sintam paixão por conhecer a fundo como são projetados e produzidos, como se fosse uma aventura plena de novos sistemas, produtos inéditos que causem interesse e até emoção pelo fato de estar entre os primeiros a tomar conhecimento das novidades a cada ano introduzidas em cada veículo.

Da mesma forma, o autor precisa indicar, de forma correta e simples a localização de cada comando e que no painel de instrumentos as luzes correspondentes também sejam de fácil identificação. Nelson considera, pela preocupação com a segurança, que os motoristas tenham a facilidade de memorizar em que local do veículo estão instalados os comandos de todos os sistemas para imediato acesso quando necessário.

Independente da paixão que sente pelos veículos e da importância que atribui ao manual, considera que a versão impressa está com os dias contados, a exemplo dos jornais, revistas e outros produtos impressos pelo clamor global pela preservação ambiental que, a internet já produz manuais eletrônicos que podem ser acessados instantaneamente.

Também lembra que o acesso aos comandos será, quase integralmente, feito com o veículo em movimento e, por isso, as informações devem ser muito claras para a mais perfeita compreensão do condutor sem comprometer a sua atenção ao volante.

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Luiz Carlos Secco é publicitário e fundador da Secco Consultoria de Comunicação. Profissional de comunicação especializado no setor automobilístico e esportes, atua como assessor de Imprensa desde 1986. Ao longo de sua carreira prestou serviços a diferentes clientes, entre montadoras e sistemistas e publicou artigos em diversas publicações. Atualmente, produz os podcasts Muito Além de Rodas e Motores e Mobilidade Inteligente. É também articulista da revista Acontece, de Caxias do Sul, RS.

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