Vendas de veículos por estados – autos, motos, caminhões – Julho 2023

15 minutos de leitura

Por Marcelo Cavalcante

A nossa análise regional das vendas do setor de auto veículos chega repleta de informações, nesse artigo vamos mapear as vendas dos setores de autos veículos por Estados e Regiões, como sempre vamos rechear nossa conversa com muitos gráficos e comparativos dos setores de automóveis e comerciais leves, motos, caminhões, ônibus e veículos elétricos.

Os indicadores demonstram que não existe um caminho único para a mobilidade urbana, as diferenças de rendas entre as regiões ficaram ainda mais evidenciadas no período pós pandemia, a necessidade de fugir de transportes coletivos lotados migrou milhares de pessoas para o setor de duas rodas.

Outro fator que tem que ser pontuado são as mudanças nos conceitos de propriedade, muitos consumidores deixaram de considerar auto veículos como investimentos, passando a considerar como despesas, a sensação de liberdade em ter um carro já não é mais uma realidade entre os jovens, que consideram mais adequado usar um transporte compartilhado com o Uber em seu dia a dia, ou alugar um veículo por um período mais longo, pessoas jurídicas ampliam sua terceirização de frota e focam em suas atividades principais.

Vamos aos números, desejo uma ótima leitura a todos.

RESUMO DAS VENDAS E PARTICIPAÇÃO DE MERCADO DOS AUTOS VEÍCULOS, PERÍODO 2023, 2022 E 2019, BASE 31.07.2023 

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O resumo acima está repleto de informações relevantes, enquanto os automóveis registram uma queda nas vendas de 27,86% e um recuo na participação de 27,22%, os comerciais leves cresceram em volume 9,41% e sua participação de mercado avançou 10,38%. Conforme já mencionamos no artigo anterior, o crescimento das vendas de comerciais leves é parcialmente justificado, pela de renda dos consumidores desse segmento, a aplicabilidade dos produtos, a logística urbana, a concentração maior de vendas para pessoas jurídicas, cabe destacar que 59.369 unidades de comerciais leves foram importadas, principalmente do Mercosul o que equivale a 24,73%, nos automóveis a importação foi de 109.009, o que equivale a 12%.

O segmento de caminhões está registrando queda nas vendas 14,82% em relação ao ano anterior e um crescimento de 4,64% ante o período pré pandemia, a queda nas vendas do setor é parcialmente justificada pela implantação do Proconve 08/Euro 6 e seu período de adaptação, essa nova fase do programa de emissões de gases foi mais rigorosa, o que exigiu maiores investimentos no setor, todos os veículos produzidos a partir de janeiro de 2023 já estão enquadrados na nova normativa, as novas tecnologias implementadas tiveram impactos em aumento de preços nos veículos.

O segmento de motos está anotando um crescimento nas vendas acumuladas de 21,29% em relação ao ano anterior e avança 45,56% quando comparado com o período pré pandemia, sua participação saiu de 27,34% para surpreendentes 40,15%, o que equivale a um crescimento de 46,85%. Conforme veremos adiante o setor registra crescimento em todas as regiões e segue liderando as vendas em 16 Estados.

PARTICPAÇÃO DE MERCADO POR SEGMENTO – BASE 31.07.2023 – ACUMULADO

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As vendas de automóveis e comerciais leves segue concentrada 54,34% na Região Sudeste, 16,75% no Sul, 13,76% nos nove Estados do Nordeste, 10.22% no Centro-Oeste e apenas 4,94% na região Norte. Quando compararmos a participação com o período pré pandemia, a região sudeste cresceu sua participação em 2,68%, o sul cresceu 1,38%, centro-oeste cresceu 11,08%, nordeste caiu 4,14% e região norte caiu 1,95%.

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As vendas de motos foram concentradas 38,37% na região sudeste, onde registrou um crescimento de 3,63% em relação ao período pré pandemia, a região nordeste concentra 29,47% das vendas, a região centro-oeste 9,56% e a região sul 8,70%. A região que mais aumentou a participação nas vendas de motos foi o norte, que cresceu 27,20% e a região que registrou maior queda foi o sul, – 19,22%.

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As vendas de caminhões estão concentradas 41,79% na região sudeste, o sul concentra 27,69% das vendas, o nordeste 12,60%, região centro-oeste 10,26% e o norte apenas 7,65%. O setor de caminhões tem muito espaço para crescer, temos uma frota circulante envelhecida, segundo o levantamento feito pelo Sindipeças, a frota circulante no Brasil de caminhões é de 2,16 milhões de unidades, 28,70% tem mais de 16 anos de uso, 48,4% tem entre 6 e 15 anos e 22,90% tem até cinco anos de uso, programas de renovação de frota são fundamentais para retirada e sucateamento dos veículos antigos.

O segmento de ônibus segue limitado por políticas públicas ineficientes de transporte coletivo, a pandemia demostrou o abandono de alguns municípios na gestão da frota urbana, as vendas seguem concentradas 55,22% no sudeste, a região nordeste que tem uma população de 54.644 milhões de habitantes o que equivale a 26,91% da população total, participa com apenas 17,87% das vendas totais, sendo parte desse volume do programa Caminho das Escolas do Ministério da Educação.´

O excelente relatório do Sindipeças de levantamento da frota no Brasil aponta que a frota circulante no Brasil de ônibus é de 387 mil veículos, com curva de crescimento moderada desde o ano de 2016, assim como caminhões temos uma frota envelhecida, 22,90% da frota tem mais de 16 anos, 56,20% tem idade entre 6 e 15 anos e 20,90% tem até cinco anos de idade.

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PARTIPAÇÃO POR REGIÃO VEÍCULOS 100% ELÉTRICOS

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A venda de veículos elétricos fechou os primeiros sete meses com um volume total de 4.714 unidades, anotando um crescimento de 22,82% em relação ao ano anterior.

O volume ainda é pequeno quando comparado com outros mercados, mas a pequena amostra já nos possibilita perceber as regiões onde existe maior concentração dessa nova tecnologia.

A região sudeste concentra 49,69% das vendas de elétricos, a região sul 23,72%, às duas regiões juntas concentram mais de 70% dos emplacamentos de modelos 100% elétricos.

A região centro-oeste está concentrando 12,57% dos veículos elétricos, a região nordeste 11,86% e o norte apenas 2,16%.

No final do artigo teremos um levantamento completo das vendas por Estados de veículos 100% elétricos, com às três marcas mais vendidas em cada região.

VENDAS DE AUTOS E LEVES POR ESTADOS BASE MENSAL

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O Estado de São Paulo liderou as vendas de julho com novo recorde do ano, foram 63.822 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 48,36% em relação ao ano de 2022, a marca mais vendida foi a VW com 21.609 veículos.

Minas Gerais fica com a 2ª posição, turbinada pelas vendas para as locadoras, os mineiros emplacaram 46.210 unidades, o que representou um crescimento de 7,68% em relação ao ano anterior, a marca mais vendida em julho foi a Fiat, com 15.689 veículos.

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O mapa de vendas mensais ganhou novas cores no mês de julho, a VW liderou as vendas em 4 Estados mais o Distrito Federal, a GM liderou no Amazonas e no Acre, a Toyota foi líder no Tocantins, a Fiat foi líder nos outros 19 Estados.

VENDAS DE AUTOS E LEVES POR ESTADOS ACUMULADO

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O Estado de São Paulo segue líder absoluto nas vendas de automóveis e comerciais leves no acumulado até julho, suas vendas totalizaram 300.838 unidades, anotando um crescimento de 21,40% em relação ao ano anterior e queda de 20,39% quando comparado com o período pré pandemia, a marca líder em vendas no Estado é a VW, com 76.228 unidades vendidas, bem distante do segundo colocado a Fiat, com 40.694 veículos.

 Minas Gerais registra 249.839 unidades emplacadas, registrando um crescimento de 1,90% em relação ao ano anterior e uma queda de 24,42% em relação ao período pré pandemia, os emplacamentos no Estado seguem turbinados pelas locadoras, a marca mais vendida é a Fiat, com 89.584 unidades.

O Paraná fica com a terceira posição no acumulado, foram emplacados 77.010 veículos, o que representa um crescimento de 23,37% em relação ao ano anterior, a marca mais vendida no acumulado é a VW.

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A Fiat ficou na liderança em 21 Estados mais o Distrito Federal, 35,65% de suas vendas estão concentradas no Estado de Minas Gerais.

A VW fechou os primeiros sete meses liderando as vendas em São Paulo, no Paraná e em Santa Catarina, 42,35% de suas vendas estão concentradas em São Paulo.

A GM mantém a primeira posição nos estados do Rio Grande do Sul e no Amazonas, 25,50% das vendas seguem concentradas em Minas Gerais.

COMPARATIVO VENDAS DE AUTOS E LEVES x MOTOS

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As vendas de motos registraram queda no mês de julho de 12,30%, segundo informado pelo Sr. Rudney Doscher, Diretor de Operações do Grupo Blokton, essa queda é justificada pelas férias coletivas na última semana de junho e 1ª semana de julho.

A Abraciclo revisou sua projeção anual de produção de 1.550 milhão para 1.560 milhão unidades, o que representa um crescimento de 10,40% em relação ao realizado no ano de 2022.

O setor registra crescimento em todas as regiões da federação, sua produção fechou o semestre com o melhor volume realizado desde o ano de 2014, a venda de motos supera a venda de automóveis em 16 Estados, em termos de comparação no mesmo período em 2019 apenas 5 Estados tinham a vendas de motos superiores às vendas de automóveis.

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O aumento nos preços dos automóveis e a queda na renda migrou parte dos consumidores para o setor de duas rodas, somado tivemos também um crescimento substancial das vendas para o setor de entregas.

A Mottu com um sistema exclusivo de locação ficou com a terceira posição do mês e das vendas acumuladas.

A liderança segue com a Honda motos com uma participação de 70,83% e registrando um crescimento de 12,65% em relação ao ano passado e um avanço de 30,36% em relação ao período pré pandemia.

Destaque do acumulado é da Yamaha, a marca está registrando um crescimento de 42,67% ante 2022 e avança incríveis 100,97% em relação ao período pré pandemia.

No acumulado do ano o setor de duas rodas já vendeu 902.891 unidades e registra um crescimento de 21,31% ante 2022 e avança 45,58% em comparação com o período pré pandemia.

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No gráfico acima é possível perceber que o setor de duas rodas ampliou sua participação sobre o total de auto veículos em todas as regiões do Brasil quando comparado com o ano de 2019, destaque para o crescimento na região sudeste e nordeste.

COMPARATIVO VENDAS DE VÉICULOS ELÉTRICOS POR ESTADOS

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As vendas de veículos 100% elétricos já está presente em todos as regiões do Brasil, o Estado que mais registrou emplacamentos foi São Paulo, com 1.492 unidades, seguido por Paraná e Rio de Janeiro.

Os dados abertos por Estados demonstram grandes mudanças ocorridas no setor de autos veículos a partir da pandemia, o Brasil segue sendo um país aberto a grandes oportunidades, existindo um longo espaço para crescimento.

Espero que tenham gostado dos dados abertos por Estados, no final do artigo temos uma tabela adicional com o resumo das vendas dos setores, de automóveis e comerciais leves, motos, caminhões e ônibus,

Os dados estão sujeitos pequenas variações, o intuído de nossos estudos é demonstrar tendências.

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Desejo um mês de agosto iluminado.

GRÁFICO ADICIONAL

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Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

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