Vendas de autos e leves na 1.ª quinzena, dezembro caminha para fechar o ano com chave de ouro

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Autor Marcelo Cavalcante de Lima

e-mail consultores.cavalcante@gmail.com

Antes de analisarmos o fechamento das vendas de automóveis e comerciais leves na 1.ª quinzena de dezembro, vamos fazer uma breve retrospectiva do ano de 2023.

Chegamos a penúltima quinzena de um ano marcado por muitas mudanças no setor, elétricos e híbridos ganharam espaço, novas indústrias aportaram no Brasil, a aprovação da reforma tributária promete simplificar nosso complicado processo tributário, a prorrogação dos benefícios fiscais para região nordeste e centro-oeste dividiu de forma aberta a indústria, os chineses chegaram marcando espaço, gerando mudanças significativas nas estratégias do setor, as locadoras aumentam sua participação e devem fechar o ano com compras acima das 570 mil unidades.

Ainda existem muitas indefinições do futuro da nossa indústria de transformação, principalmente pela demora na divulgação da 2.ª fase do Programa Rota 2030, sendo fundamental para as definições dos novos investimentos para os próximos ciclos, mesmo assim o otimismo moderado com 2024/2025 é sentimento compartilhado pela grande maioria dos especialistas.

A indústria fechou o ano com a cartilha de vender produtos com maior valor agregado para compensar a queda no volume de produção, os veículos de entrada mesmo com o incentivo da MP1166 não foram os protagonistas, o setor perdeu vendas para o segmento de usados e muitos compradores migraram para o setor de duas rodas.

A chegada dos novos entrantes chineses e a normalização da cadeia de suprimentos deve gerar mudanças nessa estratégia para o 2.º semestre de 2024 e para o ano de 2025, caso contrário o setor será obrigado a rever sua capacidade produtiva, hoje ociosa em quase 50%.

Os Estados reagiram diferente ao período pós pandemia, nordeste e norte seguem sendo as mais afetados nesses 3 anos.

Foi um ano de domínio da marca Fiat, que vai fechar um ciclo de 3 exercícios seguidos na liderança, a montadora fechou novembro liderando as vendas 21 Estados mais o Distrito Federal, destacamos o bom gerenciamento da cadeia de suprimentos no auge da crise, assim como seu novo ciclo de investimentos.

VENDAS NA 1.ª QUINZENA DE DEZEMBRO

O setor de automóveis e comerciais leves fecha a 1.ª quinzena com 119.179 unidades vendidas, volume 16% superior ao realizado no mês de novembro e 37,47% acima quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

As vendas diretas estão participando com 53% da realizado na parcial e vendas no varejo 47%, as montadoras devem antecipar nessa semana os faturamentos para o setor de locação.

No acumulado já foram vendidos 2.061.971 unidades, esse volume representa um crescimento de 11,91% ao realizado em 2022 e 19,80% abaixo do realizado no período pré pandemia.

Os dados atuais projetam vendas entre 209 mil até 221 mil unidades, sempre condicionados aos estoques de fábricas e concessionárias.

A Fiat está liderando as vendas do mês com 23.090 unidades, na comparação com novembro a marca está registrando queda de 6%, em teoria a marca deve acelerar as entregas para o setor de locação durante essa semana, suas vendas acumuladas são de 451.802 unidades e já garantem com muita folga mais um ano na 1.ª posição.

A VW tem sua melhor quinzena de 2023, tendo vendido até agora 21.635 veículos, crescendo 62% ao realizado em novembro.

A GM fecha o trio com 15.380 veículos, suas vendas em dezembro registram um crescimento de 14,35% em relação ao mês anterior.

Na quarta posição do mês temos a coreana Hyundai que fecha a quinzena com 13.643 unidades, no acumulado ela permanece na quinta posição.

Nos elétricos a liderança é da BYD, com 1.524 unidades vendidas, sendo 912 Dolphin, 145 Yuan Plus, 8 Tan, 4 Han e 3 T3.

O modelo elétrico mais vendido é o BYD/Dolphin e na segunda posição temos o GWM/Ora com 345 emplacamentos.

MODELOS MAIS VENDIDOS POR ESTADOS NA 1.ª QUINZENA

Vamos divulgar nessa parcial quais são os 10 automóveis e 10 comerciais leves mais vendidos por Estados, destaque pela boa participação em vendas do Hyundai Creta em quase todos os Estados.

O VW/Polo que lidera as vendas gerais da parcial, tem suas vendas concentradas 75% no Estado de São Paulo.

O Hyundai/HB20 que está na segunda posição na geral, está com suas vendas concentradas 70% em Minas Gerais.

Região Sudeste

REGIÃO SUL

REGIÃO CENTRO-OESTE

REGIÃO NORDESTE

REGIÃO NORTE

Outras análises serão feitas no fechamento, desejo que todos tenham uma semana iluminada e um Natal repleto de fraternidade, amor e harmonia.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

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