Vendas de autos e leves por Estados, base janeiro de 2024

7 minutos de leitura

Por: Marcelo Cavalcante

Nesse artigo vou analisar as vendas de automóveis e comerciais leves por Estados, vamos apresentar a evolução das vendas no período de 2019 até janeiro de 2024.

Como sempre, vamos rechear o material com informações para análises, discussões e pesquisa, com marcas mais vendidas por Estados, modelos mais vendidos, gráficos de regiões.

Esse será o primeiro artigo da análise da mobilidade por Estados, durante a semana vamos também analisar as vendas de motos e caminhões.

VENDAS TOTAIS POR ESTADOS

No comparativo acima é possível analisar a evolução das vendas nos Estados desde o período pré pandemia até os dias atuais.

O Estado de São Paulo liderou as vendas de janeiro com um volume de 43.544 unidades, registrando um crescimento de 37,44% em comparação com o mesmo período de 2023 e anotando uma queda de 15,64% em relação ao período pré pandemia, foi o melhor resultado em volume e participação desde o ano de 2020. A modalidade de vendas do varejo teve uma participação de 56% e o atacado 44%.

Minas Gerais foi o segundo Estado que mais registrou emplacamentos no ano de 2023, fechando com uma venda acumulada de 456.198 unidades e uma participação de 22,52%, boa parte desse volume foi destinado para as locadoras, o que acaba distorcendo as análises, 81% das vendas no Estado em 2023 foram realizadas através da modalidade de vendas diretas.

Em janeiro as vendas em Minas foram de apenas 22.375 unidades, foi o pior janeiro dos últimos seis anos, o volume ficou 18% abaixo do realizado ano anterior e 26% abaixo do realizado em 2019, esse desempenho é parcialmente justificado pela queda no volume de compras das locadoras em função de antecipações realizadas em dezembro. A modalidade varejo tive uma participação no primeiro mês do ano de 33% e o atacado 67%.

O Paraná foi o terceiro Estado que mais registrou vendas em janeiro, seu volume do mês foi de 10.541 unidades, o que representa um crescimento de 14% em relação ao ano anterior e uma queda de 19% quando comparado com o período pré pandemia. A modalidade de vendas no varejo teve uma participação em janeiro de 58% e o atacado 42%.

Alguns Estados seguem com desempenho abaixo da média do setor quando comparado com o período pré pandemia. O Rio de Janeiro foi o Estado que registrou a maior queda em 2023 na comparação com o ano de 2019, recuando 36,31%, sendo o único Estado do Sudeste onde a mobilidade principal são motos, quando apresentarmos o estudo do setor duas rodas, vamos analisar com mais detalhes. Em janeiro o Rio de Janeiro seguiu seu desempenho fechou na sexta posição com 7.456 unidades, sendo 78% destinados para modalidade varejo.

VENDAS POR REGIÕES

A região sudeste fechou o mês de janeiro com uma participação de 50,36%, a região Sul 17,41%, Nordeste 15,75%, Centro-Oeste 11,19% e região Norte apenas 5,29%.

A região sudeste segue com uma concentração acima de 50%, a região Centro-Oeste fechou janeiro com um crescimento em sua participação de 17% em relação ao período pré pandemia.

MARCAS MAIS VENDIDAS POR ESTADOS

A Fiat dominou o início de ano de forma surpreendente, a marca foi líder em vendas em 23 Estados mais o Distrito Federal, 100% das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste tiveram a marca italiana liderando as vendas.

No comparativo acima podemos analisar as três marcas mais vendidas em todos os Estados mais o Distrito Federal.

Obviamente o destaque é da Fiat, mas chama a atenção o bom desempenho da Toyota que ficou em 3 Estados na segunda posição e em 10 Estados garantiu a terceira posição no mês de janeiro.

O comparativo também permite analisar os Estados onde algumas marcas mais concentram suas vendas, a Fiat que vendeu em janeiro 30.582 unidades, concentrou 22% de suas vendas em Minas Gerais, a VW concentrou 45% de suas vendas em São Paulo, a GM concentrou 23% em São Paulo, detalhe que a marca americana iniciou o ano perdendo a liderança no Rio Grande do Sul, a Hyundai concentrou 29% em Minas Gerais, a Toyota concentrou 29% de suas vendas em São Paulo.

MODELOS MAIS VENDIDOS POR ESTADOS.

A Fiat/Strada foi o modelo mais vendido em 18 Estados, a montadora ainda garantiu também a liderança no Rio de Janeiro com o Fiat/Cronus.

O VW/Polo liderou as vendas apenas no Estado de São Paulo, o GM Onix liderou as vendas no Amazonas com 202 unidades e no Distrito Federal com 249 veículos.

A GM S-10 foi líder no Estado do Pará com 187 vendas, o HB20 garantiu a liderança em Minas Gerais com 3.106 vendas e na Paraíba com 354.

A Nissan/Kicks foi o modelo mais vendido no Paraná e a Renault Duster foi a marca mais vendida no Rio Grande do Norte.

No comparativo acima podemos analisar os três modelos de automóveis e comerciais leves mais vendidos nos Estados.

Destaque para o bom desempenho do Hyundai/Creta que ficou na segunda posição em 3 Estados e também garantiu a terceira posição também em três Estados.

Entre as Pick-ups médias o destaque fica com a Toyota Hilux que ficou na segunda posição em três Estados e garantiu a terceira posição em outros 6 Estados.

Durante a semana vamos publicar a análise de vendas por Estados do segmento de 2 rodas e pesados, aguarde.

Desejo ótimos negócios e muito sucesso.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Com apoio da IA, plataforma gera assertividade e otimização de tempo para os mecânicos na escolha de peças

Próximo

Mais de R$ 100 bilhões serão injetados no setor automotivo nos próximos anos