Vendas em novembro fecham com mais de 201 mil veículos e com recorde nos elétricos

7 minutos de leitura

Autor Marcelo Cavalcante de Lima

e-mail consultores.cavalcante@gmail.com

No último dia de novembro o setor de automóveis e comerciais leves emplacou mais de vinte mil veículos, o mês fechou com 201.332 unidades, esse volume representa um crescimento de 4,87% em relação ao ano anterior e uma queda de 2,58% ante o mês de outubro.

Com apenas 20 dias úteis e repleto de feriados no meio de semana, o resultado ficou dentro das expectativas, foi a segunda melhor média diária do ano, perdendo apenas para o mês de agosto, a média foi de 10.067 unidades dia.

O varejo impulsionado por promoções e antecipações de compras para o final do ano, registrou um crescimento de 3,85% em comparação com o mês de outubro, foram vendidos 97.142 unidades e a participação ficou em 48,25%.

O atacado (vendas diretas) não perdeu seu apetite, mas faltou produto para atender a demanda, principalmente das locadoras, greve da GM e desajuste nos estoques podem justificar parcialmente a queda de 7,90% em relação ao mês de outubro, a modalidade fechou com 104.190 unidades, o que representa uma participação de 51.75%.

O setor de novas energias é um capítulo à parte, o mês fechou repleto de recordes, foi o melhor resultado mensal da história com 10.488 unidades, às vendas acumuladas anotaram um crescimento de 77,42% em relação ao ano anterior e olha que os dados são prévios, podemos ainda ter acréscimos aos resultados.

Os veículos elétricos encerram o mês com 3.121 unidades, mais um recorde de vendas, os modelos híbridos com 7.367, o segundo melhor resultado do ano.

Destacamos a participação do segmento Premium, as nove marcas analisadas (Audi, BMW, Jaguar, Land Rover, Lexus, M-Benz, Mini, Porsche e Volvo), venderam 20.519 unidades de modelos de novas energias, esse volume representa uma participação de 49,61% do total vendido pelo segmento.

O setor deve encerrar o ano com crescimento acima dos 78% e com vendas acima das 88 mil unidades, parte desse volume é antecipação em função do aumento de impostos previsto para o mês de janeiro.

Em um novo artigo vamos detalhar as vendas por marcas e modelos, vamos publicar ainda nesse sábado.

COMPARATIVO DE MARCAS E PROJEÇÕES- BASE 30.11.2023

O setor fechou o mês de novembro com vendas acumuladas de 1.942.459 unidades, esse volume representa um crescimento de 10,65% em relação ao ano de 2022 e uma queda de 19,30% quando comparado com o período pré pandemia.

Em nossas projeções vamos encerrar o ano com um volume de aproximadamente 2.150 milhões de veículos, esse resultado representa um crescimento de 9,80% em relação ao ano anterior e uma queda de 19% na comparação com o período pré pandemia.

No comparativo de marcas podemos avaliar os volumes mensais, comparando com o mês anterior, os volumes acumulados comparando com os anos de 2022, e 2019, temos também a informação adicional das vendas de veículos de novas energias.

A Fiat fecha o 35º mês consecutivo na liderança, a marca conseguiu melhorar sua participação em todos os subsegmentos, liderando as vendas em 22 Estados, seu volume total registra um crescimento de 10,36% em relação ao ano anterior e surpreendentes 29% ante o período pré pandemia, foram vendidos 44.210 veículos em novembro e 428.654 no total, vantagem de 127 mil veículos para o vice-líder.

A VW fecha na segunda posição do mês e do acumulado, a marca vendeu em novembro 30.100 unidades, anotando uma queda de 8,47% em comparação com outubro, no acumulado a marca registra um crescimento de 27,78% em comparação com 2022 e recua 18,58% em relação ao período pré pandemia.

A GM teve um mês complicado, faltou produtos e sobrou notícia ruim, depois da chuva a montadora prometeu novos investimentos e uma política industrial com foco em lançamento de elétricos e híbridos, em novembro a marca vendeu 27.050 unidades, registrando uma queda de 16,19% em relação ao mês de outubro, no acumulado a marca cresce 14,20% em relação ao ano de 2019 e recua 31,31% quando comparado com o período pré pandemia.

O segmento Premium encerrou novembro com 3.973 veículos, sendo 2,174 de novas energias, suas vendas registraram 0,48% em relação ao mês anterior e 24% quando comparamos com o mesmo período do ano de 2022, no acumulado já foram vendidos 41.364 unidades, o segmento Premium registra um crescimento de 21,79% em relação ao ano anterior.

COMPARATIVO DE MODELOS- BASE 30.11.2023

No comparativo acima podemos perceber que muitos modelos registram quedas em seus volumes em relação ao mês de outubro, sempre é bom destacar que muitas regiões do Brasil relataram redução nos fluxos de lojas e nos volumes de negociação, conforme informamos no artigo de outubro, na maioria dos Estados o varejo responde por mais de 60% das operações.

A Fiat/Strada mesmo registrando queda nas vendas em novembro, fechou mais um mês na liderança, no acumulado do ano o comercial leve já vendeu 110.029 unidades.

A segunda posição do mês e do acumulado é do VW/Polo, em o modelo registrou uma queda de 8,33% vendendo 10.197 veículos.

Fecha o trio do mês o Hyundai/HB20 com 10.057 emplacamentos, registrando um crescimento de 35,52% em relação ao mês de outubro.

O detalhamento das vendas de elétricos e híbridos será informado em um novo artigo, durante a semana faremos novas publicações.

Os dados são prévios e estão sujeitos a pequenas variações, nossos artigos sempre são atualizados quando se faz necessário, outras análises serão feitas durante a semana.

Desejo um ótimo mês de dezembro a todos.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Sindipeças celebra 70 anos e lança livro que conta a história da indústria de autopeças no Brasil

Próximo

Fenauto 2023 recebeu mais de 10 mil visitantes